USP, Santander e Universia assinam convênio de bolsas de pré-iniciação científica, iniciação científica e curso on-line de espanhol

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

A Universidade de São Paulo (USP) e o Santander assinaram, no dia 20 de setembro, dois convênios para a oferta de bolsas de estudos de pré-iniciação científica e de iniciação científica que beneficiarão, respectivamente, 400 alunos do ensino médio da rede pública estadual e 600 estudantes da universidade.

No evento, a USP, o Santander e o Universia Brasil também assinaram um acordo de cooperação para a viabilização do ¡Vale!, curso on-line de espanhol, destinado a alunos de graduação, pós-graduação e funcionários da Universidade. Serão destinadas 4.000 bolsas, entre 2007 e 2010, sendo mil por ano. Neste projeto piloto, iniciado em 2007, serão contemplados 600 graduandos, 350 pós-graduandos e 50 funcionários.

De acordo com Gabriel Jaramillo, presidente do Santander, esta parceria faz parte da filosofia do grupo mundial: “Nossos investimentos sociais são concentrados principalmente na educação superior como meio de estimular a disseminação do conhecimento e propiciar melhores oportunidades de crescimento aos jovens”, afirma. 

“Temos priorizado na Universidade ações que visem à melhoria da formação dos alunos, graduandos e pós-graduandos, à internacionalização do ensino e da pesquisa e ao fortalecimento da inclusão de alunos do ensino médio da rede pública e o Grupo Santander expressa, mais uma vez, sua sensibilidade para com os projetos educacionais de nossa Universidade”, ressalta a reitora da USP, Suely Vilela.

“Esta parceria reforça o papel do Universia no fomento à Educação e no comprometimento com o meio acadêmico. Acreditamos que investir na capacidade intelectual dos estudantes brasileiros é fundamental para o crescimento do País”, diz Alina Correa, Diretora Geral do Universia Brasil.   

Pré-iniciação Científica 

O Programa de Pré-Iniciação Científica, quem tem a parceria da Secretaria Estadual de Educação, é uma iniciativa pioneira da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, que possibilitará a alunos de escolas públicas do primeiro e do segundo ano do ensino médio, com idade entre 15 e 18 anos, a oportunidade de conviver, nos laboratórios e junto a grupos de pesquisa da Universidade, com os procedimentos e as metodologias adotadas na pesquisa científica de todas as áreas do conhecimento. 

Durante um ano, os 400 alunos selecionados dedicarão oito horas semanais durante o período letivo para o desenvolvimento de atividades científicas e, nas férias e em períodos de recesso escolar, 16 horas por semana. A seleção dos alunos será realizada pela Secretaria Estadual de Educação e o projeto terá início em fevereiro de 2008.  

 Iniciação Científica 

A concessão das bolsas de estudo para o Programa de Iniciação Científica da USP, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, beneficiará 600 estudantes de cursos de graduação ao longo de quatro anos. Serão 150 bolsas por ano, já a partir de 2007. 

Desenvolvido desde 1992 na Universidade, o Programa de Iniciação Científica tem como objetivo possibilitar aos estudantes a descoberta, o aprendizado e a convivência com os métodos científicos, complementando sua formação acadêmica e aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. Segundo dados da Pró-Reitoria de Pesquisa, atualmente, quase seis mil alunos de graduação da USP desenvolvem atividades de iniciação científica.

Curso ¡Vale! 

O ¡Vale! é um curso on-line gratuito do idioma espanhol destinado para estudantes e funcionários da área de Relações Internacionais das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP. Patrocinado pelo Santander e com a gestão do Universia Brasil, o curso utiliza a metodologia do Instituto Cervantes. 

O curso a distância trabalha as quatro habilidades básicas de ensino de línguas: ler, escrever, ouvir e falar. Utiliza a plataforma AVE (Aula Virtual de Español), que disponibiliza recursos multimídia como vídeos, gravação de áudio e jogos, correio eletrônico e fóruns, além de proporcionar ao aluno o acesso às aulas conforme sua disponibilidade de tempo e ritmo de aprendizagem. 

O destaque do ¡Vale! é o módulo de comunicação oral, que permite ao aluno gravar e ouvir a própria pronúncia, para acompanhar a sua evolução. Outra característica é a interatividade que o método oferece, pois além da utilização do conteúdo teórico e de exercícios práticos, o aluno tem a oportunidade de visitar virtualmente museus e espaços culturais da Espanha. O material didático também privilegia a cultura dos países da América Latina, para que o aluno conheça as variações da língua. O curso é composto por quatro módulos de proficiência e com duração de até dois anos. 

O convênio assinado entre a USP, o Santander e o Universia Brasil prevê o oferecimento de 4.000 bolsas, entre 2007 e 2010, sendo mil por ano. Neste projeto-piloto, iniciado em 2007, serão contemplados 600 alunos de graduação, 350 de pós-graduação e 50 funcionários da área de Relações Internacionais das Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade. 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail