USP reforma Clínica Odontológica e amplia os tratamentos oferecidos

A USP inaugurou, nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, a reforma da Clínica Odontológica do Departamento de Saúde da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), localizada no Bloco G do Conjunto Residencial da USP (Crusp), que também vai ampliar o seu número de funcionários para poder expandir os tratamentos oferecidos ao público.

01/12/2009 - Publicado há 14 anos

Com a reforma, iniciada em junho, o espaço da Clínica – que tem 220 m² e seis consultórios – foi redimensionado, passando a ter dois banheiros (feminino e masculino) já adaptados às pessoas com deficiência, ar condicionado, bebedouro, televisão na sala de espera, além de móveis e equipamentos novos. Os atendimentos da Clínica continuaram durante a reforma, sendo transferidos para o laboratório de pós-graduação da Faculdade de Odontologia (FO).

Antes, a Clínica prestava atendimento básico aos pacientes, como restauração, tratamento de cárie e profilaxia. Mas, a partir de janeiro do próximo ano, ela passará a oferecer também atendimento especializado, como a realização de tratamento de canal, com previsão de aumentar em 30% o número de atendimentos por mês, que era em média de 1.200. Para isso, serão contratados seis cirurgiões-dentistas, dois na área de endodontia e quatro na clínica geral; e cinco auxiliares de consultório odontológico, cujos processos seletivos já estão sendo feitos pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP.

Atualmente, trabalham na Clínica 12 dentistas, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de consultório odontológico e dois do setor administrativo.“Nunca houve um investimento tão grande na área de atendimento odontológico assim na USP”, afirma o chefe técnico da Clínica Odontológica, João José Garcia Filho, ao citar o investimento em torno de R$ 700 mil na reforma do espaço físico, compra de móveis e equipamentos e lembrar que o espaço não era reformado há 15 anos.

A Clínica Odontológica existe na USP desde 1968, vinculada ao Serviço de Saúde da USP, passando depois ao Sistema Integrado de Saúde da USP (Sisusp), que era ligado ao DRH da Universidade. Atualmente, faz parte da Divisão de Assistência à Saúde do Departamento de Saúde da Coordenadoria de Administração Geral (Codage).

O atendimento é destinado à comunidade USP: alunos, funcionários, professores e seus dependentes. A partir de janeiro, voltará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, no Bloco G do Crusp, próximo ao Restaurante Central da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas).

O telefone de contato é: (11)3091-3393