USP recebe visita do Príncipe Herdeiro do Japão

25/06/2008 - Publicado há 16 anos

O Príncipe Herdeiro Naruhito do Japão visitou a Faculdade de Direito da USP, no dia 20 de junho. A visita faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.

Na Faculdade de Direito, o príncipe foi recepcionado pela reitora da USP, Suely Vilela, e pelo diretor da Unidade, João Grandino Rodas. Em seguida, assistiu ao descerramento de uma placa de mármore alusiva à visita.

No Salão Nobre, Naruhito foi recebido por representantes do Conselho Universitário, professores, alunos e funcionários da Universidade, onde assistiu a uma apresentação do Coral Acadêmico XI de Agosto.

Na Sala Visconde de São Leopoldo, a reitora da USP fez uma saudação ao príncipe e enfatizou que, dentre o corpo discente da Universidade, composto por mais de 80 mil alunos, 14% são de nikkeis, e, entre os professores, essa porcentagem é de 8%. "A celebração do centenário da imigração japonesa do Brasil tem um significado especial para os dois países. Os japoneses definitivamente têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil em muitas áreas", afirmou.

O príncipe, por sua vez, fez um breve discurso em português, no qual agradeceu a recepção calorosa de professores e estudantes. "Deposito expectativas para que os estudantes desta Universidade, brilhantes e responsáveis pelo futuro do Brasil, trabalhem ativamente como ponte para promover a prosperidade das relações de nossos países", destacou.

Após o discurso, Naruhito conversou com um grupo de 40 alunos, representantes das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP.

Veja a galeria de fotos da visita.

(Crédito das fotos: Ernani Coimbra)