USP recebe visita da vice-presidente do Senado da República Tcheca

Uma comitiva liderada pela vice-presidente do Senado da República Tcheca, Alena Gajduskova, visitou a Universidade como fomentar o estreitamento das relações entre as USP e as instituições de ensino superior daquele país.

07/12/2012 - Publicado há 11 anos

Uma comitiva liderada pela vice-presidente do Senado da República Tcheca, Alena Gajduskova – e composta por membros do Comitê para a Economia, Agricultura e Transporte, pelo embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Jančárek, do Cônsul-Geral em São Paulo, Pavel Procházka, e da intérprete Eva Batličková –, visitou a Reitoria na manhã dessa sexta-feira, dia 7 de dezembro. O principal motivo da visita era conhecer mais a Universidade para desenvolver meios de incrementar as relações entre a USP e as universidades tchecas.

A visita da comitiva liderada pela vice-presidente do Senado da República Tcheca, Alena Gajduskova, foi motivada pelo interesse em desenvolver meios para incrementar as relações entre a USP e as universidades tchecas

Atualmente, a USP possui dois convênios de cooperação acadêmica com universidades desse país, um com a Charles University in Prague (Univerzita Karlova V Praze) e outro com a Masaryk University. A comitiva demonstrou grande interesse em receber mais alunos brasileiros em suas Universidades, especialmente nas áreas de economia e agricultura.

Representada pelo vice-reitor de Relações Internacionais, Adnei Melges de Andrade; pelo assessor de apoio à cooperação, Antônio Carlos Vieira Coelho; pelo vice-diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Modesto Florenzano; e pelos professores da FFCLH, Silvio Roque de Guimarães Horta e Klara Bachurkova, a USP também demonstrou interesse tanto em enviar alunos para as universidades tchecas quanto em receber os alunos desse país.

Os próximos passos previstos são a vinda de uma equipe acadêmica tcheca para visitar outros campi da Universidade, como o de Piracicaba e o de Pirassununga, a ida de uma comitiva brasileira para a República Tcheca e uma visita do presidente do Senado tcheco que deverá acontecer no ano que vem.

(Foto: Ernani Coimbra)