USP realizará colóquio internacional sobre tolerância e direitos humanos

O evento é uma iniciativa do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade

16/04/2007 - Publicado há 17 anos

O Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Programa Institutos do Milênio do CNPq, a École des Hautes Étudies en Sciences Sociales e o Ministério da Educação, promoverão, em novembro, na cidade de Paris, um colóquio internacional para debater assuntos relacionados a conflitos étnicos, religiosos, anti-semitismo e outras formas de discriminação.

Durante o evento, será formulada uma carta, com os princípios sobre tolerância que motivaram a realização do encontro, que será distribuída aos participantes, órgãos governamentais, agentes internacionais, ONGS e meios de comunicação. Pesquisadores e professores do Brasil e de outros países estão sendo convidados para apresentar seus trabalhos de pesquisa.

O encontro é destinado a acadêmicos, intelectuais, políticos, ativistas e lideranças de organizações não-governamentais, estudantes e interessados no tema.

O Laboratório, criado em novembro de 2002, tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a questão da tolerância. Formado por um grupo multidisciplinar de diversas áreas das ciências humanas, como história, antropologia, lingüística, psicanálise, literatura e filosofia, o LEI procura manter um registro histórico das ações que vão contra a tolerância e os direitos humanos.

Mais informações estão disponíveis no site www.rumoatolerancia.fflch.usp.br ou através do telefone (11) 3091-2441.