USP realiza segundo turno da eleição para reitor no dia 10 de novembro

06/11/2009 - Publicado há 14 anos

O segundo turno da eleição para a escolha do novo reitor da Universidade de São Paulo (USP) será realizado nesta terça-feira, dia 10 de novembro, a partir das 13h30, no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira,

em São Paulo.

Neste segundo turno, será formada a lista tríplice de nomes, a partir da lista de oito candidatos definida no primeiro turno, realizado no dia 20 de outubro. Nesta etapa, o Colégio Eleitoral é composto pelos membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais, o que corresponde a cerca de 320 votantes.

As votações poderão ser realizadas em até três escrutínios. Cada eleitor poderá votar em até três nomes. Havendo a necessidade de segundo ou terceiro escrutínios, seu início ocorrerá imediatamente após a proclamação do resultado do escrutínio anterior, sendo de 45 minutos o prazo para votação em cada um deles.

No segundo e terceiro escrutínio, se houver, o número de nomes a serem votados deverá corresponder, no máximo, ao número de vagas ainda existentes para completar a lista tríplice, que será encaminhada ao governador José Serra. Para a inclusão de nome na lista tríplice no primeiro e no segundo escrutínios, o candidato deverá obter maioria absoluta de votos do Colégio Eleitoral.

Primeiro turno

No primeiro turno da eleição, realizado em 20 de outubro, 1.641 integrantes da comunidade universitária — membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais e representantes das Congregações das Unidades de Ensino e Pesquisa — compareceram para votação, dentre os 1.925 pessoas aptas a votar. Nesse turno, a classificação dos candidatos foi a seguinte: Glaucius Oliva obteve 756 votos; João Grandino Rodas, 643 votos; Armando Corbani Ferraz, 423 votos; Francisco Miraglia, 295 votos; Sonia Penin, 272 votos; Ruy Alberto Correa Altafim, 202 votos; Wanderley Messias da Costa, 167 votos; e Sylvio Sawaya, 69 votos.

Votos brancos totalizaram 1.551. Votos nulos, 364. Outros professores titulares receberam 181 votos. Os 1.641 eleitores tinham direito a três votos em cada cédula, o que totalizou 4.923 votos válidos.

Em tempo real

O andamento da votação e a apuração dos votos deste segundo turno, a exemplo do que ocorreu no primeiro, poderão ser acompanhados no blog da Comissão Eleitoral. Mais informações também podem ser obtidas no site da eleição.