USP oferece mais de 5 mil vagas gratuitas para a terceira idade

As inscrições estarão abertas, de 27 a 31 de julho, para os cursos do 2º semestre da UnATI, com oferta de atividades nos sete campi da USP.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Nos sete campi da USP são oferecidos cursos e atividades em várias áreas do conhecimento, com o objetivo de proporcionar uma formação e aprimoramento constante para a terceira idade, além de estimular a troca de saberes entre as gerações

De 27 a 31 de julho, estarão abertas as inscrições para os cursos do 2º semestre da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, na qual são oferecidas 5.536 vagas gratuitas em disciplinas regulares de graduação e atividades complementares nos campi da Universidade: na capital paulista, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

As vagas nas disciplinas de graduação são oferecidas em diversas áreas do conhecimento: cultura árabe, armênia, chinesa, coreana e japonesa; princípios de administração de empresas; aquicultura; fundamentos de mecânica; jornalismo esportivo; introdução à psicanálise: Freud; imunologia; hidrologia; economia; histologia dos animais domésticos; higiene e segurança dos alimentos; política e gestão ambiental; empreendedorismo, entre outras. Estas disciplinas seguem o calendário letivo: começam em 3 de agosto e terminam em 8 de dezembro.

Participantes da oficina “Arte contemporânea para a terceira idade” do MAC e o coordenador Sylvio Coutinho, no final de 2014; atividade que também será realizada neste 2º semestre

As atividades complementares também são variadas. Há palestras de meditação dirigida, sobre biocombustíveis; oficinas de arte contemporânea, teatro, memória; canto coral; cursos sobre a arte de envelhecer de uma maneira saudável, introdução à informática, internet, noções gerais de direito, orquídeas; viagem cultural à Expoflora na cidade de Holambra; aulas de guitarra, piano; atividades esportivas em pilates, treinamento funcional, atletismo.

As inscrições devem ser feitas diretamente nas Unidades de Ensino e Pesquisa responsáveis pelas atividades. Confira a relação completa das atividades oferecidas no site da UnATI, no qual elas estão divididas pelos sete campi da USP.

Para participar das atividades é preciso apresentar o RG no dia da inscrição e ter no mínimo 60 anos. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo. No caso das disciplinas regulares de graduação, o candidato deve ter concluído o ensino médio. Para as atividades complementares, não é necessário apresentar diplomas ou certificados de escolaridade. Após o término do curso ou atividade, os alunos da UnATI têm direito a um comprovante de participação, emitido pela PRCEU.

Neste ano, a UnATI completou 22 anos de existência na USP. Durante esse período, cerca de 120 mil pessoas da terceira idade participaram das atividades promovidas – só em 2014, foram 5.596 participantes em 945 atividades.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-9183 ou por e-mail: usp3idad@usp.br

(Foto:Marcos Santos/USP Imagens)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados