USP oferece mais de 200 vagas em cursos para maiores de 60 anos na zona leste de São Paulo

29/01/2010 - Publicado há 14 anos

No período de 1 a 5 fevereiro, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade”. As inscrições podem ser feitas, das 9h às 16h, na própria EACH, localizada na zona leste da cidade de São Paulo.

São mais de 200 vagas oferecidas, totalmente gratuitas, em atividades como palestras, oficinas e disciplinas de graduação, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo. Para as disciplinas de graduação é necessário ter ensino médio completo, pois as aulas são realizadas junto com os alunos dos cursos de graduação da EACH. Os interessados em participar das atividades, que começam em março, precisam ter mais de 60 anos.

A novidade neste semestre é a implantação da oficina idosos on-line (foto), que oferece alfabetização digital e aprimoramento para utilização da internet. No ano passado, a atividade, que está vinculada a um projeto de pesquisa do aluno do curso de Gerontologia, Thiago Nascimento, foi realizada em caráter experimental.

Neste ano, as aulas ganharão reforço com a inauguração, na última quarta-feira, dia 27 de janeiro, de um laboratório didático de inclusão digital de uso exclusivo dos idosos.

“Os dois principais objetivos das oficinas foram alcançados: apresentar aos alunos um conteúdo diferente daquele oferecido para outros públicos, discutindo com os idosos, após cada aula, quais foram as suas dificuldades e acertos, para planejar os conteúdos futuros; e avaliar qual o impacto na cognição deles, que, no caso, foi muito positiva”, afirma Nascimento, graduado no final do ano passado.

“Desenvolve muito o raciocínio, faz as pessoas pensarem, pois não tem idade para pensar e aprender”, declara Akihiko Oizumi, de 64 anos, ex-aluno e monitor do projeto, ao responder se valeu a pena fazer a oficina. Segundo a presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EACH e professora do curso de Gerontologia, Meire Cachioni, o conteúdo das aulas e o material didático das atividades são elaborados em conjunto com os alunos, de acordo com as suas necessidades.

A UnATI faz parte de um programa de educação permanente, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com o objetivo de possibilitar ao idoso atualização, aquisição de novos conhecimentos, promoção da saúde, o bem-estar psicológico, social e da cidadania. Foi criada há 16 anos na Universidade e vem em constante crescimento no número dos participantes. No início, em 1993, foram 847 matriculados e, em 2009, passou para 9.627.

As inscrições para os cursos da EACH poderão ser feitas na Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que está localizada na Av. Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo, com acesso pelo trem da CPTM através da Linha F-Estação USP Leste, e de ônibus, pelo acesso à Avenida Assis Ribeiro. As datas e horários das palestras, oficinas e disciplinas podem ser encontradas na página da EACH.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3091-1016 ou por e-mail ccex-each@usp.br. Além da EACH, outras Unidades da USP também oferecem atividades gratuitas para a terceira idade neste semestre. As datas, horários e períodos das inscrições das palestras, oficinas e disciplinas de graduação de todas as Unidades poderão ser conferidas na página da UnATI no início de fevereiro.

(Foto: Cecília Bastos)