USP Lectures estreia com palestra sobre mudanças climáticas

Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o programa USP Lectures traz grandes especialistas da Universidade para discutir de forma aprofundada assuntos relevantes da atualidade.

 17/08/2016 - Publicado há 8 anos
Por

Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o programa USP Lectures apresenta grandes especialistas para discutir de forma aprofundada assuntos relevantes da atualidade

Paulo Artaxo, um dos pesquisadores mais influentes do mundo na área de mudanças climáticas, é o convidado para ministrar a primeira de uma série de palestras organizadas pelo programa USP Lectures. Na palestra “O Antropoceno: o homem no centro da nova era geológica e suas consequências”, o professor explicará como a emissão de gases de efeito estufa desestabilizou o clima e a biodiversidade do planeta e quais os esforços que devem ser feitos para estabilizar o clima global. O evento será realizado no dia 24 de agosto, às 14h, na Sala do Conselho Universitário.

Professor do Instituto de Física, Artaxo é uma referência internacional no estudo da Física aplicada a problemas ambientais. Sua linha de pesquisa investiga questões associadas a poluentes na atmosfera, mecanismos de formação de nuvens e da chuva na Amazônia, e impactos de partículas no balanço de radiação regional e global. Foi um dos 12 pesquisadores brasileiros a contribuir significativamente com o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

A Sala do Conselho Universitário está localizada na Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

O USP Lectures segue a mesma orientação do programa USP Talks, lançado em abril deste ano. Como explica o pró-reitor de Pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, “a Pró-Reitoria de Pesquisa está consolidando ambientes para a discussão de assuntos importantes para diferentes plateias, especializadas ou não. O programa USP Lectures complementa o USP Talks e visa explorar e disseminar a experiência de um especialista em um tema relevante para a comunidade acadêmica”.

“A ideia da PRP é consolidar diferentes iniciativas em programas consistentes e periódicos, disponíveis para a comunidade uspiana e para a sociedade em geral. No ano passado, por exemplo, realizamos, em colaboração com a empresa farmacêutica Astra Zeneca, uma palestra com Bruce Beutler, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 2011, que reuniu aproximadamente 500 jovens pesquisadores no Centro de Convenções Rebouças. Agora, nesta palestra inaugural do USP Lectures, teremos a oportunidade de homenagear um pesquisador que recentemente foi agraciado com um dos principais prêmios nacionais na área científica: o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, afirma o pró-reitor.

O próximo evento do USP Lectures será uma palestra com o professor de Língua e Cultura Japonesa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology– MIT), Shigeru Miyagawa, especialista em Educação a Distância. A palestra deve acontecer no dia 20 de outubro, durante a realização do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp).

lectures-banner-AMARELO1

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.