USP lança serviço de IPTV

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

A Universidade de São Paulo (USP), através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc), da Escola Politécnica, lançará, no dia 21 de agosto, a IPTV USP Experimental (www.iptv.usp.br). Através desse novo serviço, a comunidade da Universidade poderá acessar um espaço virtual com grande quantidade e qualidade de vídeos informativos e educacionais produzidos pelas Unidades, gravações de palestras proferidas em auditórios da USP e audiovisuais elaborados por professores e alunos, além de transmissões ao vivo de eventos. 

O Internet Protocol Television (IPTV) é um sistema no qual o acesso a vídeos digitais é disponibilizado aos usuários através de uma conexão de Internet de banda larga. Portanto, o sistema permite assistir a eventos com qualidade na conexão e de imagem. 

A iniciativa do projeto foi do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), que convidou, em janeiro deste ano, a professora Regina Melo Silveira, do Larc, para coordenar uma comissão para elaborar o projeto. A equipe é composta por profissionais de várias áreas da Universidade, como pesquisadores do Centro de Computação Eletrônica, do Centro de Tecnologia da Informação, da Escola de Comunicações e Artes, além de profissionais da TV USP e professores de Unidades como o Instituto de Física, por exemplo. 

Estrutura

Para fornecer uma estrutura de acesso compatível com o tamanho da USP, o Larc criou uma rede de vídeo, que inicialmente será formada por três servidores de vídeo por demanda (quando o usuário acessa um vídeo que está na base de dados), que estarão distribuídos da seguinte forma: um no campus da Capital, um

em Ribeirão Preto e um

em São Carlos. A rede também contará com mais nove servidores de vídeo ao vivo, um em cada dos nove auditórios escolhidos por serem os mais utilizados. Nesses auditórios, serão instalados kits de transmissão e os técnicos responsáveis por esses locais receberão treinamento. Dessa forma, eventos poderão ser transmitidos ao vivo e depois armazenados, então, podendo ser compartilhados por todos os usuários da IPTV USP. 

O propósito do sistema é colocar à disposição, principalmente da comunidade da USP, informações acadêmicas de cunho científico, tecnológico, educacional e de saúde. Parte do conteúdo poderá também ser acessada pelo público externo. Na IPTV USP Experimental, a TV USP terá os canais tecnologia, cultura, arte, ciência e educação, além de programações específicas e temáticas. 

O evento de lançamento da IPTV USP Experimental será realizado às 14h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária,

em São Paulo ).

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail