USP firma acordo de cooperação com Universidades do G3

No dia 13 de maio, a USP firmou um acordo de cooperação entre as “Universidades do G3”, composta pela Université de Genève (Suíça), Université de Montréal (Canadá), e a Université Libre de Bruxelles (Bélgica). E também assinou convênios individuais com a segunda e a terceira instituição.

15/05/2014 - Publicado há 10 anos

O encontro para a assinatura aconteceu na Reitoria, no qual os representantes das universidades falaram um pouco de suas instituições. Na ocasião, o reitor Marco Antonio Zago ressaltou que “esta associação com as Universidades do G3 é muito importante para nós”, destacou a produção científica desenvolvida pela USP, responsável por cerca de 25% da pesquisa do país, que a Universidade coordena 11 dos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); e os programas internacionais existentes.

Em pé: o reitor da Université de Montréal, Guy Breton, e o reitor Marco Antonio Zago; sentados: o vice-reitor de Relações Internacionais da Université Libre de Bruxelles, Serge Jaumain; e a vice-reitora da Université de Genève, Margareta Baddeley

A cooperação entre a USP e as Universidades do G3 favorecerá o desenvolvimento de pesquisas e outras atividades acadêmicas e culturais, no qual a segunda parte compromete-se a realizar uma parceria privilegiada com a USP e esta por sua vez de fazer das universidades do G3 um interlocutor privilegiado na sua estratégia de cooperação internacional com os países francófonos.

E, acontecerá em áreas de interesse mútuo, principalmente por meio das atividades de:  intercâmbio de docentes, pesquisadores e de estudantes; co-orientação ou duplos diplomas de doutorado; execução de projetos de pesquisa em comum; organização de eventos científicos e culturais; troca de informações e de publicações acadêmicas. Este Acordo de Cooperação terá duração de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

G3

Criado em 26 de setembro de 2012, em Bruxelas, o G3 é um grupo de três universidades francófonas. Essas universidades estão unidas por uma comunidade de interesses e de objetivos nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços à sociedade. O grupo valoriza as colaborações com outras universidades que compartilham da visão e dos valores do G3. E, escolheram a USP para ter cooperação na América Latina, devido a sua importância neste cenário.

Segundo o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Raul Machado Neto, que também participou da reunião para assinatura, a vantagem de estabelecer um acordo de cooperação com um grupo em que todos são parceiros “é aumentar as chances de ações e desenvolvimento de pesquisas em conjunto”.

UdeM e ULB

Além do acordo de cooperação com o G3, a USP também assinou convênios com a Université de Montréal (UdeM) e a Université Libre de Bruxelles (ULB), ambos com duração de cinco anos, também podendo ser prorrogado por igual período.

O convênio com a UdeM prevê a implementação de dupla titulação de teses entre as duas universidades. O doutorando participante realizará sua formação e seus trabalhos de pesquisa sob a orientação e a responsabilidade de um orientador na UdeM e um orientador na USP, que serão encarregados de acompanhálo e de orientálo em conjunto, que durante o seu percurso de estudos deverão estar matriculados simultaneamente e desde o início em um programa de doutorado nas duas instituições, fazendo uma parte de suas atividades de formação e de pesquisa na UdeM e outra na USP.

E, com a ULB, foi firmada uma parceria privilegiada com o intuito de incentivar o intercâmbio de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, estudantes de Ph.D., docentes e pesquisadores de Pós-Doutorado.

(Fotos: Ernani Coimbra)