USP e Universidade de Shinshu assinam convênio para intercâmbio

O convênio tem o objetivo de promover programas específicos de intercâmbio de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação das duas instituições.

O convênio tem o objetivo de promover programas específicos de intercâmbio de estudantes das duas instituições

O reitor Marco Antonio Zago e o reitor da Universidade de Shinshu (Japão), Kiyohito Yamasawa – representado pelo vice-reitor de Relações Acadêmicas Internacionais, Yoshimasa Miura –, assinaram um convênio para o intercâmbio de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, no dia 28 de setembro.

Um acordo de cooperação, assinado no mesmo dia, prevê ainda o intercâmbio de docentes e equipe técnico-administrativa, a elaboração de pesquisa conjunta, a organização de palestras e simpósios e a troca de informações e materiais acadêmicos.

Acompanhando o reitor, estavam o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto; o chefe de Gabinete, Osvaldo Shigueru Nakao; e o professor da Faculdade de Direito, Masato Ninomiya.

Entre os representantes da Universidade de Shinshu estavam o diretor do Global Education Center, Kiyoshi Tanaka; o professor do Global Education Center, Daisuke Tsuda; a professora associada da Faculdade de Economia, Akiyo Shimamura; e o pesquisador do Research Administration Center, Yutaka Hasegawa.

Com aproximadamente 11 mil alunos e 1.100 docentes, a Universidade de Shinshu foi fundada em 1949, na província japonesa de Nagano, a partir da Escola de Medicina. Atualmente, Shinshu abriga ainda outras sete faculdades: a Faculdade de Arte, a Faculdade de Engenharia, a Faculdade de Ciência, a Faculdade de Agricultura, a Faculdade de Economia, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Ciência e Tecnologia Têxtil.

(Foto: Erika Yamamoto)