USP e Sesc firmam cooperação para realização de projetos

As duas instituições pretendem promover a discussão de questões pertinentes ao Brasil e ao mundo e fomentar as artes e o pensamento. O primeiro projeto realizado em conjunto é a exposição “Adornos do Brasil Indígena: resistências contemporâneas”, com acervo do MAE da USP, que terá abertura no dia 7 de setembro.

29/07/2016 - Publicado há 8 anos

As instituições pretendem desenvolver projetos idealizados e realizados em conjunto nos campos de educação, cultura, saúde, meio ambiente e desenvolvimento físico-esportivo, baseadas na histórica relação mantida e no interesse público que exercem no cenário sociocultural de São Paulo

Zago.USP-Abram.Fecomercio 2
O reitor Marco Antonio Zago e, à direita, o presidente do Conselho Regional do Sesc, Abram Abe Szajman

A USP e o Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo assinaram um termo de cooperação técnica, que tem o objetivo de realizar projetos para promover a discussão de questões pertinentes ao Brasil e ao mundo e fomentar as artes e o pensamento. O termo foi assinado em reunião no dia 28 de julho, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) do Estado de São Paulo, na capital paulista.

As instituições pretendem desenvolver projetos idealizados e realizados em conjunto nos campos de educação, cultura, saúde, meio ambiente e desenvolvimento físico-esportivo, como: seminários e debates, exposições envolvendo acervos artísticos e culturais pertencentes às duas instituições e apresentações artísticas. Os projetos serão realizados em unidades do Sesc localizadas no Estado de São Paulo. Inicialmente, esse termo de cooperação técnica tem vigência de 1 ano. Mas, após esse prazo, poderá ser prorrogado até o limite máximo de 4 anos.

O diretor-regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, iniciou a reunião falando das ações que o Sesc já desenvolveu e mantém com diversas Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, nas áreas da cultura e de esportes, entre outras, e que a assinatura do termo de cooperação só fortalecerá a parceria com a Universidade.

A importância dessa cooperação também foi destacada pelo presidente do Conselho Regional do Sesc, Abram Abe Szajman. “A cooperação aproxima mais a universidade da sociedade. A ideia de realizar projetos conjuntos é para abrir mais ainda a USP e o Sesc para a sociedade”, declarou.

“Esse acordo fortalece e consolida ações que já eram feitas de maneiras isoladas entre a USP e o Sesc”, ressaltou o reitor Marco Antonio Zago. O dirigente comentou que os projetos desenvolvidos em conjunto servirão para promover diversas atividades culturais, uma questão fundamental no país: “Quem preserva sua cultura preserva sua liberdade, persiste em qualquer situação e não esmorece”.

Por sua vez, o vice-reitor Vahan Agopyan lembrou a exposição “Adornos do Brasil Indígena: resistências contemporâneas”, a primeira a ser realizada em conjunto e que já está programada. “A nossa parceria está gerando frutos”.

Danilo.Sesc-Zago.USP-Abram.Fecomercio
O diretor-regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda (à esq., observado pelo reitor Marco Antonio Zago e o presidente do Conselho Regional do Sesc, Abram Abe Szajman), destacou as ações que o Sesc já desenvolveu e mantém com diversas Unidades da USP

Exposição Adornos

A exposição “Adornos do Brasil Indígena: resistências contemporâneas” apresentará conteúdos do acervo de adornos indígenas do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP e obras de arte contemporânea pertencentes a acervos privados e outras coleções museológicas, com o intuito de refletir sobre as múltiplas formas e expressões de resistência das sociedades indígenas.

Essa mostra é o primeiro projeto realizado entre as duas instituições dentro desse termo de cooperação, marcando o início da parceria oficial entre a USP e o Sesc. A abertura será no dia 7 de setembro, no Sesc Pinheiros, e contará também com atividades educativas, formação para professores e outras programações complementares.

(Fotos: Ernani Coimbra)