USP e Estado de Goiás assinam acordo para projetos de inovação

O documento assinado entre a universidade e o Governo goiano tem o objetivo de estabelecer cooperação para o desenvolvimento de ações para disseminação da cultura e inovação e empreendedorismo em Goiás.

22/03/2016 - Publicado há 8 anos

O protocolo de intenções foi assinado em cerimônia realizada no dia 21 de março, no Palácio dos Bandeirantes

994X7939
(Da esq. p/dir.) O coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o reitor Marco Antonio Zago; o governador de Goiás, Marconi Perillo; e o secretário de Desenvolvimento de Goiás, Thiago Peixoto

A USP, por meio da Agência USP de Inovação, e o Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cientifico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer cooperação para o desenvolvimento de ações para disseminação da cultura e inovação e empreendedorismo naquele Estado.

As ações visam à promoção da inovação e do empreendedorismo na educação profissional e tecnológica, em instituições de ensino superior e de pesquisa e da cultura da inovação nas empresas. O protocolo tem vigência de cinco anos.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância da união de esforços entre os dois Estados, por meio de uma instituição de ensino superior e de uma Secretaria de Governo. “Os dois lados vão ganhar, aprender e avançar, pois a inovação, a tecnologia e a ciência são os caminhos para aumentar renda e melhorar a educação”, afirmou.

Em sua fala, o governador de Goiás, Marconi Perillo, destacou que “esta é uma parceria histórica, que se torna possível porque temos dois Estados com economia forte. As ações previstas no protocolo serão capazes de transformar a economia, mas terão foco no cidadão e nas famílias também. E, para nós, goianos, é uma honra nos tornar parceiros da maior Universidade da América Latina”.

Além das fronteiras

994X7851
Cerca de 40 autoridades estiveram presentes no evento, entre dirigentes de Órgãos Centrais e diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa da USP e do Estado de Goiás

O reitor Marco Antônio Zago lembrou que as dimensões da Universidade vão além dos aspectos físicos e abrangem também a sua atuação. O dirigente falou sobre a missão da USP, que é garantir a excelência do ensino de Graduação e de Pós-Graduação, a pesquisa de novas tecnologias de produção de bens e serviços, além de promover o diálogo permanente com a sociedade, com as empresas e com o poder público.

“Devemos extrapolar as fronteiras do Estado de São Paulo também nas parcerias, pois já recebemos alunos de toda a Federação, através do nosso próprio processo seletivo ou pelo Sisu [Sistema de Seleção Unificada]. A Universidade procura atuar não só na área acadêmica, mas na relação com a sociedade também”, frisou o dirigente.

A questão de ultrapassar as fronteiras também foi abordada pelo coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato, que explicou que a parceria não se resume a uma prestação de serviços. “Não se trata de prestar um serviço para o Governo de Goiás, mas sim de fazer junto uma nova forma de implementar ações de inovação para a sociedade brasileira”.

O secretário de Desenvolvimento de Goiás, Thiago Peixoto, destacou o fato de o Estado ser o pioneiro em estabelecer parceria com a Instituição. “A USP dá um passo muito forte em sair das fronteiras de São Paulo e propor soluções, transferência de conhecimento e tecnologia para outros Estados”.

Cerca de 40 autoridades estiveram presentes no Salão dos Conselhos na sede do Governo Estadual de São Paulo, entre dirigentes de Órgãos Centrais e diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa da USP e do Estado de Goiás.

(Fotos: Ernani Coimbra)