USP e Assembléia Legislativa lançam curso de Gestão Pública

19/03/2008 - Publicado há 16 anos

O Curso de Especialização em “Gestão Pública Legislativa” foi lançado oficialmente, dia 19 de março, em cerimônia ocorrida na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com a presença da reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela, e do presidente da Alesp, deputado Vaz de Lima. O curso visa a ampliar a qualificação acadêmica e profissional dos servidores que atuam em órgãos públicos, sendo formatado com turmas de 50 alunos, com duração de 18 meses e carga horária de 400 horas/aula.

Ministrado pelos professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), por meio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) e do Instituto Legislativo Paulista da Assembléia Legislativa (ILP), o curso é baseado na premissa de que existe uma carência na formação específica em Gestão Pública Legislativa que considere o nível de abrangência e multifuncionalidade que as atividades exercidas nos poderes públicos demandam nas esferas municipal, estadual e federal.

O coordenador do curso, o professor da EACH, José Jorge Boueri, destacou que a parceira entre a USP e a Alesp demonstra claramente a aproximação da teoria com as necessidades sociais. “O curso não proporcionará, apenas, a oportunidade de educação continuada de excelência aos profissionais da Alesp, mas oferecerá ao cidadão paulistano uma melhor qualidade de serviços”, afirmou.

Curso estratégico

Já a reitora da USP, Suely Vilela, disse, em seu discurso, que a iniciativa nasce em resposta aos novos desafios e demandas gerados pela sociedade do conhecimento, a qual impõe a cultura do aprender permanente em todas as áreas do saber. “Ressalto a importância da escolha do tema, Gestão Pública, pois o considero estratégico, tendo em vista que gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito, obtendo a melhor relação entre recurso, ação e resultado. Nesse contexto, a grande beneficiária desse aprimoramento é a sociedade”, declarou.

Encerrando a solenidade, o deputado Vaz Lima enalteceu a agilidade no fechamento da parceria e na elaboração do projeto do curso entre a USP e a Alesp e destacou “a importância de criar e fomentar nos servidores a cultura de gestão é algo que falta neste país em todas as áreas. Ou isso acontece ou o Brasil não dará saltos qualitativos”.

Também estiveram presentes à solenidade o 2º secretário da Mesa Diretora da Alesp, deputado Edmir Chedid; pela USP, o vice-reitor, Franco Maria Lajolo; o pró-reitor de Pós-Graduação, Armando Corbani Ferraz; o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Ruy Alberto Corrêa Altafim; o diretor da EACH, Dante de Rose Júnior; o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Sylvio Barros Sawaya, e o diretor da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), Antonio Marcos de Aguirra Massola.

(Foto: Ernani Coimbra)