USP define provas do Vestibular FUVEST 2010

21/05/2009 - Publicado há 15 anos

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou hoje, dia 21 de maio, a resolução que estabelece as normas do Vestibular FUVEST 2010, que selecionará os futuros ingressantes nas 10.607 vagas dos cursos de graduação da Universidade.

Conforme aprovado pelo Conselho, em 16 de abril deste ano, a primeira fase terá 90 questões objetivas de múltipla escolha, mas será eliminatória e sua nota não entrará mais no cômputo da segunda fase. Os candidatos poderão solicitar, no ato da inscrição, o aproveitamento da nota de Conhecimentos Gerais obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009 para a primeira fase da FUVEST.

As provas da segunda fase serão discursivas, feitas em três dias consecutivos, com duração de quatro horas. No primeiro dia, será a prova de redação e dez questões de língua portuguesa; no segundo dia, serão vinte questões, com caráter interdisciplinar, abrangendo as disciplinas do ensino médio: biologia,  química, física, matemática, história, geografia e inglês; e no terceiro, 12 questões de duas a três disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

O conteúdo das provas desse terceiro dia foi definido pelas Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade (clique aqui e confira as carreiras e provas correspondentes nas áreas de ciências exatas e tecnologia, ciências biológicas e humanidades). As notas das provas da segunda fase terão o mesmo peso, valendo 100 pontos cada uma, com questões de igual valor, exceto a primeira, em que a Redação valerá 50 pontos.

Os candidatos às carreiras de Artes Plásticas e Música serão submetidos a um conjunto de provas de Habilidades Específicas, de caráter eliminatório, antes da primeira fase. Para as carreiras de Artes Cênicas, Arquitetura, Curso Superior do Audiovisual e Design, essas provas, de caráter classificatório, serão realizadas na segunda fase do Vestibular, equivalendo, nestes casos, ao quarto dia de exames. Ao conjunto das provas específicas será atribuído o máximo de 100 pontos.

O Manual do Candidato, contendo todas as informações sobre o concurso Vestibular, poderá ser acessado eletronicamente no site da FUVEST (www.fuvest.br) a partir do dia 3 de agosto.