USP debate uso do espaço de seus campi

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

No próximo dia 24 de abril, o campus da Universidade de São Paulo, situado na Capital, será palco de uma iniciativa inédita. Nesse dia, a partir das 9h, será instalado o "Fórum Permanente sobre Espaço Público: a USP e a especificidade de seus campi", com o objetivo de promover uma ampla reflexão e discussão sobre o uso, a ocupação e a destinação do campus universitário público, de modo a contribuir para seus processos de governança, conservação e funcionamento sustentável.

O Fórum, que prevê encontros presenciais a cada dois anos, pretende contribuir para harmonizar as relações entre os diferentes grupos, que vão dos usuários da comunidade USP, os gestores da Universidade, o entorno social e político, aos cidadãos paulistanos em geral.

Para o prefeito do campus da Capital, Adilson Carvalho, “espera-se que, nesse Fórum, a participação efetiva da comunidade de usuários do campus da Capital da USP contribua para a construção de conceitos e consensos, de modo a harmonizar as relações entre usuários e gestores do campus, promovendo uma convivência respeitosa e saudável para todos”.

As discussões, que terão início às 9h, contarão com a presença de dois palestrantes: o professor da Faculdade de Direito (FD/USP) , Edmir Netto de Araújo, que é doutor em Direito do Estado, com ampla produção científica no campo do Direito Administrativo; e Euler Sandeville Júnior, professor assistente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), que coordena a Área de Concentração Paisagem e Ambiente, do Programa de Pós-Graduação da FAU, e o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/USP). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagem e Ambiente Natureza, Arte e Cultura.

Além disso, para facilitar o aprofundamento dos temas, as discussões e elaboração de propostas que possam subsidiar a construção de um futuro Plano de Uso Sustentável do campus da Capital, serão criados Grupos de Trabalhos (GT) relacionados aos seguintes temas: segurança em saúde, patrimonial e pessoal; infra-estrutura, mobiliário urbano e suportes de comunicação visual; sistema viário, trânsito e transportes; patrimônio natural, histórico, científico e cultural do campus; resíduos e relacionamento com o entorno sociocultural, político, econômico e científico-tecnológico.

Os grupos serão reunidos a partir das 14h, quando receberão material de referência e serão informados sobre a dinâmica de trabalho. Cada GT terá quatro meses para definir e realizar suas atividades.

O evento terá início às 9h (recepção e entrega de material a partir das 8h), no Auditório Francisco Romeu Landi, localizado à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, Butantã. O encerramento está previsto para as 17h. O evento será transmitido via internet através do endereço www.iptv.usp.br

As inscrições para as palestras e para a participação nos Grupos de Trabalho são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail espacousp@usp.br. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 11 3091-4600, 11 3091-1986 ou 11 3091-1654.

Informações: Cristina Guarnieri – assessora do Gabinete do Prefeito do Campus – (11) 3091-1986.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail