USP assina protocolo de intenções com Governo do Paraguai

No dia 30 de maio, a USP e o Ministério de Obras Públicas Y Comunicaciones do Paraguay assinaram um protocolo de intenções para que a Universidade desenvolva um programa de cursos de extensão voltados a engenheiros daquele país.

31/05/2016 - Publicado há 8 anos
994X7058edited
O reitor Marco Antonio Zago (à esq.) e o ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Jimenez Gaona Arellano

No dia 30 de maio, a USP e o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai assinaram um protocolo de intenções para que a Universidade desenvolva um programa de cursos de extensão voltados a engenheiros daquele país.

A cerimônia de assinatura foi promovida no prédio da Reitoria e contou com a presença do reitor Marco Antonio Zago e do ministro paraguaio, Ramón Jimenez Gaona Arellano, além de dirigentes da Universidade e autoridades consulares, dentre elas, o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel María Cáceres.

Os cursos, nas áreas de Engenharia de Infraestruturas e Transportes e Engenharia de Saneamento e Recursos Hídricos, deverão ter duração de dois semestres, carga horária de 600 horas cada um e serão oferecidos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Escola Politécnica (Poli) e Escola de Engenharia de Lorena (EEL).

Cerca de 80 engenheiros, indicados pelo Ministério, deverão participar dos cursos, a partir de março de 2017.

“A necessidade de capacitação no Paraguai é grande. Nos últimos dois anos, licitamos mais obras do que nos 16 anos anteriores. Necessitamos de técnicos capacitados para o futuro do país”, afirmou o ministro Ramón Jimenez Gaona Arellano.

Para o reitor Marco Antonio Zago, “o desafio trazido pelo Paraguai beneficiará tanto o país quanto a USP”. Zago destacou que o fortalecimento das relações acadêmicas com os países da América Latina é uma das metas da gestão.

(Foto: Ernani Coimbra)