USP assina convênio para bolsas de estudo e criação de Centro Ibero-Americano

22/12/2010 - Publicado há 13 anos
O presidente mundial do Santander, Emilio Botin, e o reitor João Grandino Rodas, na cerimônia

A USP assinou, no dia 22 de dezembro, um convênio de colaboração acadêmica, para o período 2011-2015, com o Programa Santander Universidades, em cerimônia realizada em São Paulo.

O acordo prevê o incremento aos programas já desenvolvidos em parceria – bolsas de mobilidade internacional, de ensino de espanhol, de iniciação científica e de pré-iniciação científica, apoio às atividades da Orquestra de Câmara  e do Circuito Esportivo –  e a implementação de novas iniciativas, como a criação do Centro de Estudos Ibero-Americano, a concessão de 2 mil bolsas de ensino do idioma mandarim, o oferecimento de 40 bolsas Jovem Pesquisador e de 60 bolsas Ibero-Americanas, além da instituição do 1º Prêmio São Paulo de Ciências Humanas.

“Essa é uma cerimônia digna de ser comemorada”, afirmou o reitor João Grandino Rodas, no início de seu discurso. O reitor destacou que tais projetos vão ao encontro dos investimentos feitos pela Universidade com vistas à sua internacionalização, principalmente no que se refere ao novo Centro de Estudos, que propiciará a um professor e três alunos estrangeiros a possibilidade de realizar pesquisas científicas nos campi da USP a partir do ano que vem.

Em seguida, a aluna de doutorado da Faculdade de Medicina, Mônica Matsumoto, contou sua experiência como bolsista da primeira edição do programa TOP USA, em que passou duas semanas na região de Boston, nos Estados Unidos, em uma comitiva com representantes de mais cinco universidades brasileiras.

O presidente mundial do Santander, Emilio Botín, ressaltou a importância da USP no contexto do ensino superior brasileiro, enfatizando a ampliação da colaboração entre as duas Instituições com a assinatura do convênio.