USP assina acordo de cooperação acadêmica com universidade nicaragüense

20/08/2008 - Publicado há 16 anos

(da esq. p/dir) A presidente da CCint, Marisa D’Arce; o responsável pelo programa de Planejamento da UNI, Carlos Alberto Gil Muñoz; o reitor da UNI, Aldo José Villalta; a reitora da USP, Suely Vilela; o diretor da Poli, Ivan Gilberto Falleiros; o vice-reitor da UNI, Nestor Alberto Gallo Zeledón, e o vice-diretor da Poli, José Roberto CardosoA reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela, recebeu, no Salão de Atos da Reitoria, a delegação da Universidad Nacional de Ingeniería (UNI), da Nicarágua, composta pelo reitor Aldo José Villalta, pelo vice-reitor Nestor Alberto Gallo Zeledón e pelo responsável pelo programa de Planejamento da universidade nicaragüense, Carlos Alberto Gil Muñoz. Também participaram da reunião o diretor da Escola Politécnica da USP, Ivan Gilberto Falleiros; o vice-diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Cardoso, e a presidente da CCint, Marisa D’Arce.

Na oportunidade, as duas instituições assinaram um acordo geral de Cooperação Acadêmica, que estabelece as bases e os mecanismos de cooperação entre a UNI e a USP para alcançar o máximo aproveitamento de seus recursos humanos, materiais e financeiros no desenvolvimento conjunto de projetos, programas, acordos e outras ações de interesse e benefício mútuos, nas áreas de engenharia e de arquitetura.

A UNI tem 25 anos de existência e possui diversos cursos nas áreas de engenharia e arquitetura e, segundo seu reitor, Aldo Villalta, a universidade nicaragüense está firmando convênio com a USP, "pois reconhece a experiência da universidade brasileira e sua consolidada infra-estrutura". A reitora Suely Vilela disse que a assinatura do convênio é o primeiro passo para o fortalecimento da cooperação acadêmica entre as duas universidades e que a USP está intensificando a realização de convênios com instituições latino-americanas. Após o encontro com a reitora Suely Vilela, a delegação da universidade nicaragüense realizou uma visita à Escola Politécnica da USP.