Aprovados na 1ª chamada do Vestibular devem fazer matrícula eletrônica

Neste ano, os candidatos aprovados na primeira chamada da Fuvest realizarão a matrícula em duas etapas: uma on-line e uma presencial. A matrícula on-line acontece entre hoje e amanhã, dias 5 e 6 de fevereiro.

05/02/2013 - Publicado há 11 anos

Fuvest mudou o processo de matrícula neste ano. A partir de agora, os candidatos aprovados na primeira chamada realizarão a matrícula em duas etapas: uma on-line e uma presencial

A matrícula eletrônica acontece entre hoje e amanhã, dias 5 e 6 de fevereiro. Os candidatos aprovados devem acessar o site da Fuvest e escolher uma das três opções: “Satisfeito” (S), o aluno faz a matrícula no curso para o qual foi convocado e desiste de participar das próximas chamadas; “Matriculado” (M), o aluno faz a matrícula no curso para o qual foi convocado, mas continua concorrendo a uma vaga nas outras opções de carreira; ou “Desistente” (D), o aluno não faz a matrícula no curso para o qual foi convocado, mas continua concorrendo a uma vaga nas outras opções de carreira, até a quarta chamada. O candidato aprovado na primeira chamada que não realizar a matrícula eletrônica está automaticamente eliminado do processo.

A Fuvest divulgará a segunda chamada do vestibular no dia 14 de fevereiro e, nos dias 18 e 19 de fevereiro, tanto os candidatos que já realizaram a matrícula eletrônica quanto os candidatos convocados pela segunda chamada deverão realizar a matrícula presencial. Nesta etapa, os alunos devem comparecer nas Unidades de Ensino e Pesquisa para a entrega dos documentos: cópias do certificado de conclusão do Ensino Médio e do histórico escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado; cópia de documento de identidade oficial; e foto 3×4 datada e recente. Também é necessária a apresentação de todos os documentos originais ou cópias autenticadas.

A data da matrícula eletrônica da Fuvest coincide com a matrícula virtual da Unicamp e com o período de declaração de interesse por vaga da Unesp. A unificação das datas foi uma decisão tomada pelas três universidades com o objetivo de diminuir a possibilidade de alunos se matricularem em duas ou mais universidades, o que sempre acaba gerando vagas ociosas. “Dessa forma, o processo se torna muito mais ágil”, afirma a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn.

A terceira e a quarta chamada da Fuvest serão divulgadas nos dias 22 e 28, respectivamente. Todos os estudantes, matriculados em qualquer uma das quatro chamadas, deverão confirmar a matrícula nos dias 4 e 5 de março.

Matrícula no Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências

Os candidatos aprovados para o Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências, oferecido pela USP em parceria com o Programa UNIVESP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, também têm até amanhã, dia 6, para realizarem a matrícula.

Os 224 alunos convocados devem comparecer nos polos definidos na inscrição, das 9h às 11h e das 13h às 16h30, portando cópias do certificado de conclusão do Ensino Médio e do histórico escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado; cópia de documento de identidade oficial; cópia de documento que comprove a atribuição do bônus; e foto 3×4 datada e recente.

Com o objetivo de formar professores de Ciências para atuarem na educação básica, o curso foi elaborado levando‐se em conta as necessidades das disciplinas de Ciências ministradas de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Com carga horária total de 2.835 horas, o curso conta com 48% de atividades presenciais, no polo em que o aluno estiver matriculado e as demais horas (52% do total) poderão ser realizadas a distância.

O endereço dos sete polos (São Paulo, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, Jaú, Lorena e Santos) e a lista dos candidatos aprovados estão disponíveis no site da Fuvest.

(Foto: Marcos Santos)