USP abre inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (PASUSP), voltado para escola pública

Inscrições para participar do Programa podem ser feitas até o dia 14 de setembro, no site da Fuvest.

02/08/2010 - Publicado há 14 anos

Estão abertas a partir de hoje, dia 2 de agosto, até o dia 14 de setembro, as inscrições para a prova do Programa de Avaliação Seriada (PASUSP), que poderá conceder bônus de até 3% sobre a pontuação da primeira e segunda fases do vestibular da USP a alunos de escolas públicas.

A novidade desta terceira edição do PASUSP é que, para se inscrever, o aluno deverá ter realizado, além do ensino médio, também o ensino fundamental em uma instituição pública de ensino. Outra alteração importante é que estudantes que cursem o terceiro ano do ensino médio em escolas técnicas estaduais e federais também poderão participar do programa.

O PASUSP é uma das ações do Programa de Inclusão Social (INCLUSP) e consiste em uma prova com 50 testes de múltipla escolha, abrangendo disciplinas do ensino médio (português, matemática, química, física, biologia, história e geografia). Conforme o número de acertos na prova, o aluno poderá receber bônus de até 3% no Vestibular FUVEST 2011. O exame, com duração de quatro horas, será aplicado no dia 24 de outubro (domingo), às 13h, em 30 cidades do Estado (interior e Grande São Paulo) e em 11 bairros da cidade de São Paulo. A participação do aluno no PASUSP é opcional.

Em 2009, 5.339 candidatos fizeram a prova e foram beneficiados pelos bônus do PASUSP, dos quais 260 entraram na Universidade. Esse número representou mais que o dobro dos ingressantes na USP que participaram do Programa em relação ao ano anterior. Isso se deve ao fato de que alunos que fizeram o PASUSP em 2008, mas não foram aprovados na FUVEST naquele ano, puderam reutilizar o bônus no último vestibular. Como esta prática vai ser mantida e devido à maior penetração do PASUSP nas escolas públicas, espera-se que o Programa beneficie ainda mais candidatos no próximo vestibular.

As inscrições para o Programa de Avaliação Seriada da USP poderão ser feitas gratuitamente através do site da FUVEST. No site do PASUSP, o candidato poderá encontrar informações e estatísticas sobre o programa, bem como as provas e gabaritos dos anos anteriores.