Universidade recebe prêmio internacional por projeto Nuvem USP

A USP foi a vencedora do prêmio internacional Citrix Innovation Award 2013. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 22 de maio, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

23/05/2013 - Publicado há 11 anos
O representante da Universidade no evento foi o diretor de informática da Vice-Reitoria Executiva de Administração e professor da Escola Politécnica, Luiz Natal Rossi (à direita)

A USP foi a vencedora do prêmio internacional Citrix Innovation Award 2013, por conta do projeto Nuvem USP, uma iniciativa da Reitoria, que criou um dos maiores ambientes em nuvem na América Latina. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira, dia 22 de maio, no Anaheim Convention Center, localizado na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Única representante latino-americana no prêmio, que teve como finalistas o Hospital Infantil de Miami, nos EUA, e a multinacional Essar Group, de Mumbai, na Índia, a USP foi reconhecida como fornecedora de “uma experiência educacional de excelência mundial para uma nova geração de estudantes” pela Citrix, uma das maiores empresas de serviços em Tecnologia da Informação no mundo.

O representante da Universidade no evento foi o diretor do Departamento de Informática da Vice-Reitoria Executiva de Administração e professor da Escola Politécnica, Luiz Natal Rossi. Em seu site oficial, a Citrix aponta a USP como uma das maiores e mais prestigiadas universidades em sua região e reconhece a excelência de seu projeto, que criou “um dos maiores maiores ambientes em nuvem da América Latina.”

Nuvem USP

Projeto idealizado pela Reitoria e que começou a ser desenvolvido em 2010, o Nuvem USP tem por objetivo criar servidores virtuais que ajudassem na gestão da Tecnologia da Informação (TI) na Universidade. O sistema facilita o monitoramento e o gerenciamento dos servidores, o controle dos backups e o dimensionamento da real necessidade de processamento e armazenamento de cada Unidade, eliminando gastos com equipamentos ociosos.

A Nuvem USP agiliza e potencializa a eficiência de gestão em TI, pois reduz a necessidade de realização de licitações para compra de novos equipamentos. Uma vez que gestores de cada uma das unidades da Universidade sintam a necessidade de expansão da capacidade de seus servidores virtuais, eles mesmos podem ampliá-las, sem requisição prévia aos órgãos centrais.

“Nesta gestão, é decisão estratégica envidar investimentos nas mais variadas áreas da Universidade. No que se refere à computação, a implantação do projeto Nuvem USP tem como objetivo igualar nossa Instituição às grandes universidades do mundo”, aponta o reitor da USP, João Grandino Rodas.

O projeto custou cerca de R$200 milhões de reais, oriundos do orçamento da própria Universidade. Representa grande economia a longo prazo, pois reduz a necessidade de gastos com compra de equipamentos, manutenção, consumo de energia elétrica e de água, além de investimentos em segurança patrimonial, espaço física e recursos humanos.

Citrix

A Citrix é uma empresa de computação que fornece soluções para o setor de TI e prestadores de serviço a criar nuvens, aproveitando tecnologias de virtualização e rede para desenvolver servidores virtuais econômicos, com alto desempenho e flexibilidade. É uma das líderes do mercado e já tem seus produtos usados por mais de 260.000 organizações e conta com mais de 100 milhões de usários por todo o mundo.

A empresa foi a fornecedora da tecnologia necessária para o desenvolvimento do projeto Nuvem USP. Com uma solução chamada CloudPlatform, a Citrix deu o suporte necessário para a criação de uma nuvem para a Universidade de arquitetura flexível, capaz de adequar e aumentar suas capacidades para atender a crescente demanda da Instituição.

Assista, a seguir, vídeo sobre o Nuvem USP, exibido na cerimônia de premiação.

(Matéria publicada pela Agência USP de Notícias, em 22/05/13 – Foto e vídeo: Divulgação)