Universidade integra a programação da 11ª Semana de Museus

Os Museus, acervos museológicos e centros culturais da USP participam da 11ª edição da Semana de Museus, entre os dias 13 a 19 de maio.

 10/05/2013 - Publicado há 11 anos
Por
Fachada do Centro de Divulgação Científica e Cultural, localizado na cidade de São Carlos

Os Museus, acervos museológicos e centros culturais da USP participam da 11ª edição da Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre os dias 13 a 19 de maio. O tema desta 11ª Semana é “Museus (memória + criatividade) = mudança social”, e tem como meta mobilizar os museus brasileiros a desenvolverem atividades especiais, como exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas, em torno desta temática.

Esta Semana acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema. Sua primeira edição foi realizada em 2003, idealizada pelo Departamento de Museus do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), quando contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos em 36 cidades brasileiras. Em 2012, a 10ª edição da Semana de Museus teve mais de 5.000 participações e aproximadamente 15.700 eventos realizados em todo território nacional.

Destaques

No Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), os visitantes poderão conhecer mais sobre a eletricidade e sua história, através de visitas guiadas pela exposição “Energia Elétrica”, entre os dias 14 a 18; contação de história sobre o tema Eletricidade, no dia 15, às 9h e às 14h, e no dia 17, às 9h; além de uma palestra com a professora do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Cibele Celestino, no dia 15, às 14h. Mais informações no site do CDCC.

Lustre da Sala da “Convenção de Itu”, no Museu Republicano

No Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), no dia 17, das 14h30 às 16h30, o público poderá conhecer um pouco dos bastidores do Museu, através de uma visita orientada à reserva técnica, que guarda uma coleção de peças arqueológicas da Amazônia, e após a visita será feita uma atividade prática.

Além das exposições de obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em comemoração aos 50 anos da Instituição, podemos destacar as atividades de ação educativa. Nos dias 14 a 16, das 10h30 às 12h, haverá um encontro com profissionais de museus sobre arte contemporânea, coordenado por Silvia Meira, para discutir a coleção contemporânea do acervo do MAC. No dia 15, das 14h às 16h, acontece a palestra e demonstração participativa conduzida por Sylvio Coutinho sobre “Uma experiência de iniciação à arte digital para público de terceira idade no MAC”.

Os destaques do Museu Paulista são as oficinas e visitas orientadas. A “Oficina Educação em Museus: o papel do professor”, no dia 17, às 10h, vai discutir a importância do papel do professor para contribuir que os museus sejam espaços promotores de mudança social, voltada para educadores, estudantes universitários, profissionais de museus e profissionais de educação de forma geral.

Na atividade “Qual é a sua fórmula de museu?”, inspirada no tema da 11ª Semana de Museus, os visitantes serão convidados a criarem suas próprias fórmulas de museu. Para quem quiser conhecer melhor este museu histórico, o ideal é realizar um dos quatro roteiros pelo espaço expositivo, que é feito através de visitas orientadas com duração aproximada de 30 a 45 minutos: “O Universo do Trabalho”; “Cotidiano e Sociedade”; “História do Imaginário” e “Eixo da Independência”. A atividade e as visitas acontecem nos dias 18 e 19, das 9h às 16h. Mais detalhes da programação pelo site do Museu.

Prédio do MAC USP - Nova Sede, localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera, São Paulo

Uma das atividades que vão acontecer no Museu Republicano “Convenção de Itu” é a “Oficina de Documentação de Acervos”, no dia 13, das 10 às 16h, ministrada por técnicos e especialistas da área de objetos deste Museu Republicano e do Museu Paulista, destinada a estudantes e profissionais da área de museus. Para esta atividade, é necessário realizar inscrição através do e-mail: edu.mrci@usp.br

No Museu de Zoologia, haverá uma palestra abordando o seu foco de atuação. No dia 15, das 14h às 16h, a apresentação “Cada macaco no seu galho: Histórias de coleções e colecionismo”, com José Pedro de Oliveira Costa (Zé Pedro). Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone: (11) 2065-8052.

A programação completa da 11ª Semana de Museus, realizada de 13 a 19 de maio, pode ser acessada pelo guia do Ibram: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2013/04/Guia-11Semana-de-Museus-03MAIO.pdf – as atividades no Estado de São Paulo estão disponíveis a partir da página 266.

Acesse o site com a relação completa dos museus e centros culturais da USP para acessar a página de cada local, endereço e contatos.

(Fotos: Marcos Santos e Cecília Bastos)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.