USP e Microsoft firmam convênio para criação de Centro de Estudos de Tecnologia

Este convênio, assinado no dia 5 de dezembro, prevê a criação de um Centro de Estudos multidisciplinar, envolvendo várias áreas, com o objetivo de elaborar estudos como o impacto da computação na nuvem nas pequenas e médias empresas e a proteção da propriedade intelectual no setor de software.

11/12/2013 - Publicado há 10 anos

Parceria prevê investimento de US$ 720 mil por parte da Microsoft no período de 2013 a 2015 e é a primeira do tipo na América Latina

A USP e a Microsoft acabam de assinar um convênio para a criação de um Centro de Estudos de Tecnologia e Sociedade. A parceria prevê um investimento total de US$ 720 mil por parte da Microsoft no período de 2013 a 2015 e é a primeira iniciativa dessa natureza firmada pela empresa na América Latina, com o objetivo de estimular a pesquisa local sobre temas relevantes na área de tecnologia e com impacto na sociedade.

(esq. p/ dir.) o reitor João Grandino Rodas e o diretor de Assuntos Corporativos da Microsoft do Brasil, Rodolfo Fücher

O Centro terá caráter multidisciplinar, envolvendo áreas como direito, economia, tecnologia da informação (TI) e ciências da computação. O objetivo principal é produzir estudos sobre temas como o impacto da computação em nuvem nas pequenas e médias empresas, a proteção da propriedade intelectual no segmento de software, a privacidade e a proteção de dados no ambiente digital, entre outros assuntos.

O espaço também nasce com a vocação de promover eventos internacionais, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento entre acadêmicos de diversos países, principalmente do México e da Índia, tradicional polo de desenvolvimento de softwares. O acordo para a criação do Centro foi assinado pelo reitor João Grandino Rodas, e pelo diretor de assuntos corporativos da Microsoft Brasil, Rodolfo Fücher.

“A criação deste Centro é muito importante, porque a Universidade precisa juntar a teoria e a prática também, com o apoio de empresas”, destacou o dirigente da Universidade. A coordenação e a administração do Centro será feita pela USP, sem qualquer interferência da Microsoft em metodologias e conclusões das pesquisas realizadas, garantindo total independência acadêmica. O investimento da Microsoft, o terceiro maior desse tipo já realizado no mundo, será usado para a gestão do espaço.

“Hoje o ritmo da inovação é cada vez mais rápido, por isso a Microsoft está entusiasmada em concretizar essa parceria com a USP. Esse centro irá estimular que alunos e professores desenvolvem estudos e papers sobre temas relevantes para o País e, certamente, será referência para a sociedade avançar em áreas que colaboram para o desenvolvimento e competividade nacional”, disse o diretor de assuntos corporativos da Microsoft Brasil.

Outras parcerias

Além da parceria com a USP, a Microsoft firmou recentemente outros convênios que aproximam a empresa do universo de pesquisa acadêmica. Um deles foi na China, com a Universidade de Tsinghua. O acordo prevê um investimento de US$ 1 milhão da Microsoft. Outra parceria importante foi fechada com a Universidade de Washington para a criação de um laboratório que une as áreas de direito e tecnologia, estabelecendo diretrizes para advogados e legisladores especializados no tema. O aporte inicial foi de US$ 1,7 milhão.

Sobre a Microsoft Brasil

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 8 escritórios em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos dez anos, a empresa investiu mais de R$ 167 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

(Fotos: Ernani Coimbra)