Universidade aumenta em 25% as bolsas de permanência estudantil

O Programa congrega todos os programas de bolsas institucionais oferecidos aos alunos de graduação

27/04/2015 - Publicado há 9 anos     Atualizado: 01/10/2020 as 11:41

Foi lançado, no dia 22 de abril, o edital do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação, que amplia em 25% o número de bolsas de permanência e formação estudantil oferecidas pela Universidade em 2015, chegando a seis mil benefícios.

O Programa congrega as bolsas institucionais oferecidas aos alunos de graduação: Ensinar com Pesquisa, Tutoria Científico-Acadêmica, Aprender com Cultura e Extensão e Iniciação Científica, vinculados às Pró-Reitorias de Graduação, de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa.

Para receber a bolsa, o aluno deverá participar de projetos nas áreas de ensino, cultura e extensão e pesquisa, que deverão ser inscritos no programa pelos docentes. O objetivo é fomentar o engajamento dos alunos nas atividades-fim da Universidade e na investigação científica de forma a contribuir para sua formação acadêmica.

A unificação das bolsas permite à Universidade aumentar o investimento no número de bolsas para os estudantes com dificuldades socioeconômicas e, ao mesmo tempo, reduzir o número de processos e de editais com a mesma finalidade na Universidade e dar maior transparência ao processo de seleção.

“Com essa unificação, é possível ter uma maior otimização dos recursos utilizados, pois isso garante  que as bolsas se mantenham ativas e atendam à demanda dos alunos”, destaca o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

As bolsas terão início a partir do dia 24 de agosto, no valor mensal de R$ 400, por um período de 12 meses. As inscrições estarão abertas a partir do dia 8 de maio até 3 de junho e poderão ser feitas on-line.

Bolsas internacionais

No período de 11 a 22 de maio, estarão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação. Serão oferecidas 330 bolsas distribuídas entre as Unidades de Ensino e Pesquisa.

As bolsas serão válidas para o segundo semestre de 2015, para períodos de 50 a 180 dias. O valor das bolsas varia de R$ 4.800 a R$ 20 mil, dependendo do período e do local do intercâmbio. A instituição de destino deve estar conveniada à Universidade.

Para participar, dentre outros requisitos, o candidato deve estar regularmente matriculado e haver concluído, ao menos, dois semestres e 20% do total dos créditos de seu curso. Deve, ainda, comprovar o nível de conhecimento da língua estrangeira equivalente ou superior ao mínimo exigido pela instituição de ensino superior estrangeira.

As inscrições poderão ser feitas on-line, no sistema corporativo Mundus.