Segurança e Quadrilátero Saúde/Direito promovem programa conjunto

Uma das ações do programa é a campanha de trânsito “Outubro Laranja” [em alusão à cor que representa mundialmente o socorrismo], que visa disciplinar o fluxo de veículos ao longo da Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar.

06/10/2015 - Publicado há 9 anos
IMG-20151003-WA0011
Uma das ações do programa é a campanha de trânsito “Outubro Laranja”, que visa disciplinar o fluxo de veículos ao longo da Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar

A Superintendência de Segurança e a Prefeitura do Quadrilátero Saúde/Direito (PUSP-QSD) estão desenvolvendo um projeto voltado para a segurança das pessoas e do patrimônio público das cinco Unidades de Ensino e Pesquisa e dos Órgãos da Universidade que compõem o QSD. Trata-se do “Plano de Segurança Preventiva”, que tem como escopo a integração das informações e o planejamento de ações conjuntas e integradas na área de segurança.

Fazem parte do projeto a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Saúde Pública, a Escola de Enfermagem, o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e a Faculdade de Direito.

O projeto também conta com a parceria da Polícia Militar (23º BPM-M); Polícia Civil (14º DP); Metrô; Subprefeitura de Pinheiros; Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); Samu; Eletropaulo; EMEI A.B. Lefevre; Instituto Médico Legal (IML); Hospital das Clínicas; Instituto do Coração; Instituto do Câncer (Icesp); Instituto Adolfo Lutz; Instituto Emílio Ribas; Instituto da Criança e Secretaria da Saúde.

O plano teve como embrião um programa desenvolvido em fevereiro de 2015, nos dias de matrícula e na semana de recepção dos calouros no Quadrilátero, batizado de “Planejamento Estratégico – Projeto Veterano Novo 2015”.

A partir daí, o tema ganhou força e passou a contar, além das Unidades da USP, com a participação de representantes dos parceiros da Universidade o que, com a integração e o compartilhamento das informações, deu origem a grupos de trabalho (GTs) no Quadrilátero Saúde/Direito e Complexo Clínicas, coordenados pela Prefeitura do QSD e pela Superintendência de Segurança.

Esses grupos têm como objetivo elaborar propostas voltadas à segurança preventiva com a finalidade de encaminhar a solução de importantes questões de segurança e qualidade de vida na região.

“Outubro Laranja”

Dentro das ações discutidas e apresentadas, começou a vigorar na última segunda-feira, dia 5 de outubro, a campanha de trânsito “Outubro Laranja” [em alusão à cor que representa mundialmente o socorrismo], que visa disciplinar o fluxo de veículos ao longo da Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar.

O propósito é facilitar o acesso de ambulâncias e demais viaturas que prestam socorro às pessoas com problemas de saúde. A campanha conta com a colaboração da PM, da CET e do HC, que integram o GT trânsito/mobilidade.

Em relação às ambulâncias, que diariamente transportam pacientes de outros municípios para serviços ambulatoriais do Complexo do HC e que costumam aguardar na própria avenida, a campanha envolve informação e conscientização dos motoristas, no sentido de utilizarem o bolsão de estacionamento da Praça Charles Miller, no Estádio do Pacaembu, onde há isenção da tarifa de zona azul para tais veículos, enquanto aguardam pelo atendimento de seus pacientes.

Dentro do plano, também estão em andamento as atividades dos grupos de trabalho que tratam de temas como Segurança Patrimonial e Arborização/Iluminação do Quadrilátero Saúde/Direito – Complexo Clínicas.

(Foto: Divulgação)