Semana de Recepção aos Calouros marca o início do ano letivo de 2016

Organizada pelas Unidades, Centros Acadêmicos e Atléticas, a Semana de Recepção aos Calouros promove atividades acadêmicas, culturais e recreativas, com o objetivo de acolher e integrar novos alunos e veteranos.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Organizada por Unidades, Centros Acadêmicos e Atléticas, a Semana de Recepção aos Calouros promove atividades acadêmicas, culturais e recreativas, com o objetivo de acolher e integrar novos alunos e veteranos

A Semana de Recepção aos Calouros marca o início do ano letivo de 2016 e acontece em todos os campi da USP entre os dias 15 e 19 de fevereiro. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por palestras, gincanas, oficinas, campanhas educativas e ações sociais.

“A chegada de novos alunos é sempre uma alegria. Eles trazem não apenas entusiasmo e jovialidade, mas também a oportunidade de formarmos um profissional que, daqui a alguns anos, fará a diferença. Esse é o nosso papel, é a nossa contribuição para a sociedade”, ressalta o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

Entre as atividades programadas para a Semana, que está em sua 18ª edição, há palestras, bate-papo com egressos e dirigentes, visitas às instalações das Unidades, arrecadação de donativos, gincanas, atividades envolvendo os pais dos alunos, plantio de árvores, campanhas para doação de cabelos, sangue e de medula óssea. Para conferir a programação completa, o aluno deve consultar a página da sua Unidade.

Institucionalizada na USP em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros é organizada pelas Comissões de Graduação das Unidades, por seus Centros Acadêmicos e Atléticas, com o objetivo de promover a integração entre os novos alunos e os veteranos, e para transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

2016_cartazes2 Velhos e novos conhecimentos

Com o tema “Agora você vai vivenciar, explorar, aprender, entender, descobrir e construir muito mais”, a campanha da Semana de Recepção deste ano ressalta a mistura de velhos e novos conhecimentos. A ideia é mostrar ao calouro que, embora o conhecimento seja um dos aspectos mais reconhecidos da Universidade, a USP oferece muitos outros elementos que podem enriquecer seu aprendizado.

Como explica Hernandes, “a vida acadêmica não é só ficar na sala de aula. É participar da vida da Universidade, estar com os professores e com os colegas, frequentar as bibliotecas, participar das atividades esportivas, culturais e acadêmicas. Enfim, tudo isso faz parte da formação do aluno como cidadão”.

Embora a Semana de Recepção seja um marco da chegada dos novos alunos, o processo de integração acontece durante todo o ano. No site Manual do Calouro, o aluno encontra informações sobre o calendário acadêmico, localização das Unidades, opções de transporte, assistência médica e odontológica, bolsas e auxílios, bibliotecas, restaurantes, atividades culturais e esportivas, intercâmbio acadêmico, etc.

Disque Trote

Nessas primeiras semanas do ano letivo, qualquer calouro da USP que se sentir vítima de tratamento inadequado que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderá fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do Disque Trote.

O Disque Trote, que atende pelo número 0800-012-1090, já está funcionando e ficará ativo até o dia 3 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Além do atendimento por telefone e pelo chat, as denúncias também poderão ser feitas pelo e-mail disquetrote@usp.br .

O trote é proibido na USP desde 1999, quando o reitor Jacques Marcovitch instituiu que toda manifestação de recepção a novos alunos, em todos os campi, deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros. O Disque Trote foi criado em 2000, com o propósito de receber denúncias de trotes abusivos.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados