Semana de Arte e Cultura apresenta produção cultural da Universidade à sociedade

Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o evento apresenta mais de 100 atrações, entre debates, seminários e atividades no campo das artes plásticas, literatura, música, teatro, cinema e dança, em todos os campi.

13/09/2012 - Publicado há 12 anos

Entre os dias 15 e 23 de setembro, a Semana de Arte e Cultura da USP, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), apresenta extensa programação que reúne mais de 100 atrações, entre debates, seminários e atividades no campo das artes plásticas, literatura, música, teatro, cinema e dança, em todos os campi da Universidade.

De acordo com a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, esta 17ª  edição será diferente de todas as outras, baseando-se nas questões do intercâmbio cultural e da preservação do patrimônio local, regional e nacional.

O evento será incrementado com manifestações culturais e artísticas de instituições de ensino parceiras, do Brasil e do exterior, trazendo ainda debates e discussões sobre a política cultural dentro da Universidade e a preservação de seus espaços culturais.

“A USP tem um papel de protagonista e não pode se furtar a discutir às questões ligadas à politica da cultura. A Cidade Universitária será integralmente ocupada em diferentes locais, tendo em vista a requalificação dos espaços, ao mesmo tempo em que permitirá que seus frequentadores e a sociedade possam ter acesso a esses momentos de cultura”, diz Maria Arminda.

Música

A programação da Semana tem início no sábado, dia 15, às 21h, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), na Sala São Paulo, sob regência de Nicolás Pasquet e com a presença do violonista Claudio Micheletti.

A música também estará presente nos concertos do Coral da USP (Coralusp), que celebra entre os dias 19 e 21 seus 45 anos de fundação com apresentações no Instituto de Psicologia (IP), na Faculdade de Saúde Pública (FSP), no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e na Estação Ciência, sempre às 20h30.

No campo das artes plásticas, os museus da USP oferecerão visitas monitoradas e abertura de exposições. No Museu de Arte Contemporânea (MAC), acontecerão atividades em torno de seus acervos, com conversas sobre a coleção em exposição no Parque do Ibirapuera e atividades educativas para professores na Cidade Universitária.

A produção científica também será contemplada, com oficinas, exposições e atividades educativas em diversas áreas. No Instituto de Física (IF), o tradicional Show da Física promove do dia 19 ao 21, às 9h, demonstrações abordando diversos assuntos sobre a Física em uma apresentação lúdica e interativa, permitindo que os alunos contextualizem e ampliem seu perfil científico.

No Instituto Oceanográfico (IO), exposição mostra fotografias do trabalho realizado  por alunos da graduação e pós-graduação realizado a bordo de embarcações. No pátio do Instituto de Geociências (IGc), acontece a exposição de fotos e amostras do patrimônio pétreo da cidade de São Paulo. Já a Estação Ciência, comemorando seus 25 anos , promove a mostra Biodiversidade.

Ainda, haverá na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) um debate sobre a meia-entrada para ingressos de shows e espetáculos no dia 20, às 15h30, além uma série de apresentações de dança, peças de teatro e exposições em diversas Unidades da USP.

Política Cultural

Um dos grandes destaques da Semana é o Seminário Nacional de Cultura – A Cultura na Academia, que acontece entre os dias 19 e 21, no Paço das Artes. Como parte de uma celebração da intelectualidade e cultura paraibanas, sessões especiais trarão no dia 19, às 17h30, uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna, e às 20h, no Centro Universitária Maria Antonia, exposição de 13 Artistas Contemporâneos Paraibanos.

No dia 20, às 10h, ocorre o seminário Horizontes da Extensão Universitária. Às 14h, o seminário “A produção cultural da Universidade e a Imprensa”, reunirá profissionais da grande imprensa para discutir discutir como os jornalistas têm recepcionado e trabalhado a produção acadêmica e cultural das universidades.

A partir das 16h, lançamentos de livros e cerimônia de assinatura de convênios firmados entre a USP e a UFPB, UFCG e UEPB.

O dia 21 será dedicado a discussões sobre a cultura dentro da universidade e políticas públicas de preservação do patrimônio, com debates e mesas.

“Uma universidade não pode de maneira nenhuma gastar seus esforços intelectuais, científicos e orçamentários para produzir eventos apenas por produzir; tem que haver uma finalidade. Somos uma grande Universidade pública e gratuita, e temos a obrigação de pensar sobre sua política para a área da cultura e da extensão, em uma reflexão que ultrapassa os muros da USP”, afirma a pró-reitora.

Interior

A Semana abrange também os campi da USP do interior, com programação diversificada e acessível para o público. Entre os destaques está o espetáculo Chico Buarque em Cena, que apresenta composições do músico e intervenções teatrais, no dia 20, às 12h, em São Carlos.

O Espaço Cultural Capela da USP em Ribeirão Preto recebe apresentações do Coralusp, leituras dramáticas do Tusp e concerto da Orquestra Universitária. Em Bauru, a cantora lírica Rainá Magdalon e o maestro Alexey Lizolenko se apresentam no dia 18, às 19h.

Em Piracicaba, há ainda apresentação da Orquestra Esalq, Grupo vocal Luiz de Queiroz e Coral Luiz de Queiroz, no dia 20, às 20h, enquanto que no dia 15, em Pirassununga, será aberta uma exposição das 30 melhores imagens selecionadas no primeiro Concurso de Fotos do Campus de Pirassununga.

A programação completa, bem como endereços e telefones, pode ser acessada no site do evento.

(Com informações do USP Online e do Jornal da USP)