Sala de Imprensa lança espaço dedicado a notícias sobre as eleições para reitor

No novo espaço serão publicadas matérias sobre o processo de eleição para reitor e vice-reitor da Universidade, que ocorre no segundo semestre deste ano

A Sala de Imprensa dispõe de uma nova editoria. Trata-se do espaço “Notícias da Eleição“, no qual serão publicadas matérias sobre o processo de eleição para reitor e vice-reitor da Universidade, que ocorre no segundo semestre deste ano.

No dia 1º de outubro, o Conselho Universitário definiu mudanças no sistema de escolha do próximo reitor e vice-reitor da Universidade.

A primeira mudança diz respeito aos turnos da eleição, que, antes realizada em dois turnos, obedecerá, a partir de agora, a um sistema de turno único. A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados, o que corresponde a cerca de dois mil representantes da comunidade universitária.

Outra mudança no sistema é que, a partir de agora, os candidatos a reitor e vice-reitor deverão fazer inscrição prévia de suas candidaturas, em forma de chapa, acompanhada do programa de gestão a ser implementado. Anteriormente, todos os professores titulares da USP podiam ser considerados como candidatos em potencial, sem necessidade de inscrição prévia e sem formação de chapa.

Foi aprovado também que os candidatos a reitor e vice-reitor se desincompatibilizem de funções de chefia ou direção exercidas a partir da inscrição da candidatura.

Também deverá ser realizada uma consulta à comunidade universitária — alunos, professores e funcionários técnico-administrativos — sobre a escolha de reitor e vice-reitor, de caráter informativo, e o resultado deverá ser divulgado cinco dias antes da data da eleição.

A eleição será realizada no dia 19 de dezembro. O mandato do atual reitor vigora até o dia 24 de janeiro de 2014.