Reitor se reúne com professores, estudantes e funcionários do Cebimar

O reitor Marco Antonio Zago esteve, na tarde do dia 26 de abril, no Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP, no qual visitou as instalações didáticas e de pesquisa, e também conversou com a comunidade do Instituto, ouvindo suas dúvidas e fazendo esclarecimentos.

 27/04/2016 - Publicado há 8 anos
Por

O Cebimar é um centro de pesquisa e ensino em Biologia Marinha que desenvolve e apoia projetos de pesquisa e uma variedade de cursos curriculares e atividades de extensão. Localizado no litoral norte de São Paulo e próximo à extremidade sul do Canal de São Sebastião, está cercado por Mata Atlântica, praias e costões rochosos, que constituem a “Área de Relevante Interesse Ecológico”(ARIE), criada para preservar as diversificadas fauna e flora marinha locais

994X3937
(No sentido horário) O secretário-geral da USP, Ignacio Maria Poveda Velasco (de paletó escuro); o reitor Marco Antonio Zago; o diretor-executivo da Fundação Florestal, Paulo Santos de Almeida; a secretária Estadual de Meio Ambiente, Patricia Faga Iglecias Lemos; o diretor do Cebimar, Antonio Carlos Marques; e o professor do Centro, Augusto Alberto Valero Flores

O reitor Marco Antonio Zago visitou, na tarde do dia 26 de abril, o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP, acompanhado do secretário-geral Ignacio Maria Poveda Velasco, onde foi recepcionado pelo diretor Antonio Carlos Marques e seus professores.

No início da visita, foi realizada uma reunião com a secretária Estadual de Meio Ambiente, Patricia Faga Iglecias Lemos; e o diretor-executivo da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal), Paulo Santos de Almeida – ambos com experiência na área de direito ambiental e professores da USP, respectivamente da Faculdade de Direito e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Na ocasião, o diretor do Cebimar ressaltou que, na cidade de São Sebastião, há uma demanda para a realização de atividades de extensão, o que aumenta a importância do papel do Centro, que oferece, por exemplo, visitas monitoradas e ações especiais, como as promovidas em 2015 por ocasião das comemorações dos 60 anos da instituição.

O reitor destacou que é importante o Centro continuar atraindo estudantes para participar de atividades no local. O Cebimar recebe estudantes de graduação, além de pós-graduandos que cursam disciplinas lecionadas por professores do Centro, nas áreas de Biologia Marinha, Ecologia,  Oceanografia Biológica e Zoologia.

Outras pautas da reunião foram sobre a ampliação da colaboração entre o Centro e o órgão estadual, o projeto de lei de concessão de parques e a respeito da realização de um simpósio internacional que discutirá a questão dos resíduos sólidos.

994X4024
Durante a visita, o reitor conheceu as instalações didáticas e de pesquisa, onde pôde observar, entre outros, o coral sol, que atualmente é a espécie invasora mais representativa da costa brasileira

Conversas

Depois do almoço, o reitor visitou as instalações didáticas e de pesquisa, onde podem ser realizados experimentos que exigem fornecimento contínuo de água do mar, técnicas avançadas de microscopia de luz e análises moleculares. Segundo o professor do Centro, Augusto Alberto Valero Flores, a proximidade com o oceano facilita o fluxo de trabalho, já que, durante a manhã, os pesquisadores vão a campo (mar) fazer suas coletas de materiais; depois, catalogam e começam a trabalhar com os resultados.

Em uma sala de estudos, Zago encontrou cinco estudantes de pós-graduação – de doutorado e pós-doutorado – que estão fazendo suas pesquisas no Cebimar (o Centro apoia projetos de outras Unidades da USP e de outras universidades, fornecendo infraestrutura e assistência técnica) ou são orientados por professores do Centro.

Durante a conversa, o dirigente, os professores do Centro e os alunos também falaram sobre a avaliação e aprovação de cursos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e questões relacionadas à produção científica e publicação de artigos. 

Para finalizar, o dirigente pediu que os estudantes elegessem a principal reivindicação direcionada à Reitoria a respeito do Centro. A resposta foi dada pelo doutorando em Biologia Comparada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Rafael Duarte: “ampliar a estrutura de pesquisas para atrair pesquisadores continuamente, tornando o Cebimar uma referência de excelência”.

994X4241
Cerca de 30 funcionários estavam presentes à reunião com o reitor e o diretor

Em seguida, foi a vez da reunião com os funcionários, por cerca de 50 minutos, na qual o reitor fez o mesmo questionamento: “O que vocês gostariam que a Reitoria fizesse para o Cebimar” e disse estar à disposição para ouvir as dúvidas dos servidores e, depois, esclarecê-las.

As questões levantadas foram em relação a planos de saúde pagos para os funcionários da USP que trabalham em cidades onde não há unidades de saúde e hospitais da Universidade; a situação do Hospital Universitário (HU) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC); e o reajuste salarial e dos benefícios.

Visitas monitoradas

O Cebimar foi fundado em 1955, tem cinco docentes, um docente com vinculação subsidiária e um docente do programa professor sênior; 36 servidores técnico e administrativos, 12 pós-graduandos (mestrado e doutorado), quatro pós-doutorandos. Atualmente, possui 62 projetos de pesquisa em andamento, com a participação de 259 pesquisadores.

O Centro também recebe, gratuitamente, grupos de estudantes e a comunidade em geral para participarem de visitas guiadas, que acontecem em uma programação regular, normalmente nos meses de janeiro e julho, nas quais as pessoas conhecem a praia e fazem observação de animais vivos expostos em tanques, recebem informações sobre os organismos, os ecossistemas em que vivem e podem tocar em alguns deles.

994X3838
Instalações didáticas e de pesquisa do Cebimar próximas à praia do Cabelo Gordo

Para mais informações sobre o calendário das visitas, os contatos podem ser feitos pelos telefones (12) 3862- 8433 / 8434 / 8401; ou pelo e-mailacademicacbm@usp.br.

O Cebimar está localizado na Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5 – Praia do Cabelo Gordo, São Sebastião.

Para aqueles que não tiverem a oportunidade de conhecer pessoalmente o Cebimar, há a possibilidade de explorar um pouco da biodiversidade marinha através do banco de imagens criado pelos pesquisadores, o Cifonauta, que contém uma grande variedade de fotos e vídeos provenientes de atividades científicas em biologia marinha.

As imagens possuem classificação taxonômica, estágio de vida, habitat e outras informações que permitem navegar de maneira intuitiva e didática.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.