Reitor participa de simpósio sobre acervos digitais e de homenagem na Faculdade de Medicina

No dia 29 de abril, o reitor João Grandino Rodas (foto) participou da conferência de encerramento do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervo Digital,

 03/05/2010 - Publicado há 14 anos
Por

No dia 29 de abril, o reitor João Grandino Rodas (foto) participou da conferência de encerramento do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervo Digital, promovido pela Brasiliana USP, Ministério da Cultura e Casa da Cultura Digital, em São Paulo.

O evento reuniu especialistas e profissionais brasileiros e internacionais que, durante quatro dias, trocaram experiências e debateram conceitos e soluções tendo em vista a proposição de políticas públicas de digitalização dos acervos e de formulação de um modelo sustentável de preservação e acesso universal do patrimônio cultural brasileiro.

Durante sua fala, o reitor destacou a relevância do projeto Brasiliana USP como importante ferramenta para a democratização da cultura e a necessidade de que a Universidade seja uma parceira nacional na busca de uma legislação autoral que contemple o acesso à cultura através de plataformas digitais.

No primeiro dia do simpósio, 26 de abril, foi promovido o lançamento da digitalização do acervo completo de poemas de Vinícius de Moraes, Toda a poesia de Vinicius de Moraes, que reúne quinze livros do poeta, doados à Biblioteca Brasiliana pelo bibliófilo José Mindlin. As obras digitalizadas estão disponíveis para leitura e download no site do projeto Brasiliana Digital.  

(da esquerda para direita) O reitor João Grandino Rodas, o diretor da FM, Marcos Boulos, e o prefeito Gilberto Kassab
Homenagem
No dia seguinte, em cerimônia realizada na Sala da Congregação, o reitor participou da homenagem prestada pela Faculdade de Medicina (FM) ao prefeito Gilberto Kassab. Na ocasião, o prefeito foi agraciado com a Medalha do Mérito Institucional, que foi entregue, juntamente com um diploma, pelo diretor da FM, Marcos Boulos, como forma de reconhecimento às parcerias realizadas entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde, principalmente em relação ao Projeto Região Oeste.  
Esse projeto proporciona aos estudantes de Medicina a possibilidade de vivenciar a rotina de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Assistência Médica Ambulatorial localizados na microrregião Butantã-Jaguaré, na zona oeste de São Paulo.
“A Faculdade reconhece o apoio da Prefeitura e eu não poderia deixar de trazer a saudação de toda a Universidade”, afirmou o reitor, destacando também a ligação atávica do prefeito à Faculdade, pois seu pai, Pedro Kassab, falecido no ano passado, formou-se na FM em 1953 e foi membro do Conselho Consultivo da Fundação Faculdade de Medicina.  

Clique aqui para assistir a matéria veiculada na HCTV sobre a homenagem, com entrevista concedida pelo reitor.  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.