Reitor nomeia novo coordenador da Administração Geral da USP

12/03/2010 - Publicado há 14 anos

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, nomeou hoje, dia 12 de março, o diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Antonio Roque Dechen (foto), como novo coordenador da Administração Geral (Codage) da USP. Dechen foi o segundo nome a compor a lista tríplice para vice-reitor da Universidade.

A Codage é um órgão central ligado à Reitoria, composta pelos Departamentos de Informática, Administração, Finanças, Recursos Humanos, Departamento de Saúde e da Copavo — Comissão Permanente para Apuração de Acidentes com Veículos Oficiais, além do Arquivo Geral da Universidade.

O novo coordenador da Codage é graduado em Engenharia Agronômica , possui mestrado e doutorado em Agronomia na área de Solos e Nutrição de Plantas pela USP, onde atua como professor desde 1981. Na Esalq, onde atualmente é diretor, foi vice-diretor entre 1995 e 1999. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase

em Nutrição Mineral de Plantas, atuando principalmente nos temas de Análises Químicas e de Avaliação do Estado Nutricional de Plantas.

Dechen coordena a Rede Temática de Bioenergia da Universidade. Entre 2007 e 2009, foi designado membro da Comissão de Planejamento, da Comissão Central de Gestão, da Comissão Especial de Estudo da Reforma Estatutária e da Comissão das Comemorações Nacionais do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Participou da Comissão de Honra visando às Comemorações dos 75 anos da USP.

De 1975 a 1981, atuou como pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); de 1998 a 2006, foi diretor-presidente da Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ) e, desde 2001, é membro da diretoria da Fundação Agrisus. De 2000 a 2003, integrou a diretoria da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (Abeas) e foi vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), em 2005. Desde 2007, integra o Conselho Superior do Agronegócio da FIESP.

(Foto: Ernani Coimbra)