Dirigentes participam de debate com alunos da Escola Politécnica

A palestra, realizada no dia 27 de abril, foi promovida pelo Grêmio Politécnico e teve como objetivo o de abrir um canal de comunicação entre os alunos e os gestores da USP,

28/04/2016 - Publicado há 8 anos

No dia 27 de abril, o reitor Marco Antonio Zago ministrou a palestra “USP nos dias atuais e seu futuro como Universidade” e participou de um debate com alunos da Escola Politécnica (Poli).

No debate, os estudantes levantaram questões sobre diversos assuntos, como inclusão social, infraestrutura, orçamento e o papel social da Universidade

A palestra foi promovida pelo Grêmio Politécnico e teve o objetivo de abrir um canal de comunicação entre os alunos e os gestores da USP, para que estes pudessem relatar um pouco da sua experiência no comando da Universidade. “Nós percebemos que a falta de informação é um problema muito comum e, por isso, é muito interessante esta oportunidade de tirar dúvidas, dar sugestões, fazer críticas e ouvir um pouco do que eles têm para dizer”, explicou o presidente do Grêmio e aluno do terceiro ano do curso de Engenharia Naval, Thiago Staibano.

Zago lembrou que as Universidades não são entidades revolucionárias e as mudanças na Instituição acontecem muito lentamente. “Uma das principais forças de mudança são os estudantes, que são um elemento essencial na vida da Universidade, com todas as suas posições. Só há uma coisa à qual eu me contraponho continuamente, que é o exagero representado pela violência. A violência não tem lugar na Universidade. Pelo contrário, precisamos de apaziguamento. Isso não quer dizer aceitar passivamente as ideias, afinal, a Universidade é um local de conflitos, de disputa de ideias”, ponderou o reitor.

Durante o debate, foram abordados diversos assuntos como inclusão social, questões de infraestrutura, orçamento e o papel social da Universidade. O reitor afirmou considerar muito importante a interação com os estudantes e se colocou à disposição para novos convites dos alunos para esse tipo de encontro.

O evento foi realizado no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, no prédio da Administração da Poli, e contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; do assessor da Reitoria, José Roberto Drugowich de Felício; do superintendente de Espaço Físico e professor da Poli, Osvaldo Shigueru Nakao; e do presidente da Comissão de Graduação da Escola, Francisco Ferreira Cardoso.

(Foto: Ernani Coimbra)