Reitor e secretários estaduais participam da 58ª Semana Luiz de Queiroz

No dia 6 de outubro, terça-feira, o destaque foi a transferência do Gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento para a Esalq, por um dia, e a presença do reitor Marco Antonio Zago nas atividades realizadas pela manhã.

 10/10/2015 - Publicado há 9 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:14
Por

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), a Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) e a Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) promoveram, entre 5 e 10 de outubro, a 58ª Semana Luiz de Queiroz. O evento teve como objetivo congregar alunos dos cursos da Escola (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Administração), professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais, para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais.

2015_10_06_ESALQ_DIRE_Transferencia_do_Gabinete_da_Secretaria_de_Agricultura_e_Abastecimento_0025
Membros da comunidade universitária e da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento no Edifício Central da Esalq, no início do das atividades do dia 7

No dia 6 de outubro, o destaque foi a transferência do Gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento para a Esalq, por um dia, e a presença do reitor Marco Antonio Zago nas atividades realizadas pela manhã.

As atividades do dia começaram com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo, de Piracicaba, da USP e da Esalq, em frente ao Edifício Central da Escola. Depois, aconteceu a instalação oficial do Gabinete na Sala do Centenário, o que, segundo o diretor da Escola, Luiz Gustavo Nussio, sempre gera muita expectativa. “É motivo de grande satisfação e alegria receber a Secretaria no ano que a Esalq faz 114 anos, pois a transferência é vista como um retorno de um filho para sua casa, realizada com o intuito de renovar intenções e projetos entre a Esalq e a Secretaria”, resumiu o diretor.

O secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, disse que a transferência do seu Gabinete não é apenas um ato simbólico, mas também uma ação para reforçar a intenção de continuar a cooperação entre a Secretaria e a Escola. Jardim destacou o fato de a Esalq realizar pesquisas na área de biocombustíveis, aliando gestão ambiental com produção agrícola. “A história da Esalq confunde-se com a da agricultura brasileira. O Estado de São Paulo não é a capital da produção agrícola, mas que continue a ser a capital da produção do conhecimento para o agronegócio”, finalizou.

Assinaturas

Em seguida, foi a vez das assinaturas de um termo de cooperação geral e de um protocolo de intenções. O termo de cooperação foi assinado entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a USP, por intermédio da Esalq. Um dos objetivos desse termo, que terá vigência de cinco anos, é estruturar e operar a Unidade Mista de Pesquisa para Sustentabilidade Agropecuária (UMiP). O diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, destacou que o Brasil caminha para ser, em 2024, o primeiro país exportador de alimentos e que, para isso, a questão da cooperação é fundamental, assim como a participação dos esalqueanos é papel fundamental dentro da empresa federal que dirige.

O protocolo de intenções foi firmado entre a Universidade, também por intermédio da Esalq, e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Esse protocolo visa à realização de ações conjuntas voltadas à formação de pessoal em áreas estratégicas para o Estado de São Paulo e o desenvolvimento do agronegócio, o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável paulista, com validade de dois anos.

2015_10_06_ESALQ_DIRE_Transferencia_do_Gabinete_da_Secretaria_de_Agricultura_e_Abastecimento_0149 B
O reitor Marco Antonio Zago (de terno claro) faz seu pronunciamento, observado pelo secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim (à esquerda), e o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio (no centro)

O reitor Marco Antonio Zago destacou que fez questão de participar da transferência do Gabinete da Secretaria para a Esalq por considerar esse ato muito importante para o bom relacionamento entre a USP e o Governo Estadual, e por achar muito relevante o papel que a Escola desempenha em sua área de atuação, mantendo cooperação com instituições importantes, como demonstram os acordos que foram assinados naquela data.

Lançamento

Dando continuidade às atividades, foi realizado o lançamento do Centro de Aperfeiçoamento Didático (CAD) no campus Luiz de Queiroz, em Piracicaba. Esse projeto da Pró-Reitoria de Graduação visa valorizar o treinamento didático e pedagógico dos docentes e oferecerá oficinas de desenvolvimento, criação de ciclo de atividades, processo de avaliação docente e de disciplinas para definir grupos de trabalho.

Na Esalq, o CAD será instalado na Central de Aulas e terá uma infraestrutura com capacidade para até 80 lugares, com lousa digital e sistema de videoconferência. A adequação do local acontecerá a partir de dezembro de 2015, com previsão para início das atividades em março de 2016. Uma unidade do CAD já foi implantada no campus de Ribeirão Preto e, em breve, haverá uma no de São Carlos.

Após o lançamento, a chefe da Seção de Agricultura do Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Chanda Berk falou sobre a importância do Estado de São Paulo e da Esalq para as parcerias na área de sua responsabilidade. Antes do almoço, a direção da Esalq e o reitor receberam um documento elaborado pela Promotoria de Justiça Cível de Direitos Humanos e pela Promotoria de Justiça Criminal, da Comarca de Piracicaba do Ministério Público do Estado de São Paulo, denominado “Recomendação Administrativa”, referente à prevenção e à repressão aos trotes violentos ou que violem a dignidade da pessoa humana. O documento é resultante das conversas que ocorreram ao longo do ano entre a Esalq e o Ministério Público e tem caráter instrutivo.

Segundo a promotora de Justiça de Piracicaba, Maria Cristina Marton Corrêa Seifarth de Freitas, a Promotoria avaliou que “a Esalq já tem um trabalho posicionado frente ao trote, e por isso finalizamos uma recomendação administrativa e não um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Assim, estabelecemos um documento de caráter instrutivo, que incorpora mecanismos existentes e efetivos, além de contemplar uma parceria com o Ministério Público enquanto canal de recepção de denúncias e de acolhimento das conclusões de procedimentos disciplinares que envolverem não somente uma infração disciplinar, mas também condutas de caráter criminoso”.

O reitor Marco Antonio Zago disse que esse documento pode servir como modelo sobre o assunto para outras Unidades da USP também e ressaltou os esforços da Universidade nessa questão. “A USP não deseja evitar a punição àqueles que precisam ser punidos, prova disso é que revitalizamos a Comissão de Direitos Humanos da USP, composta por pessoas que são referências na área”.

2015_10_06_ESALQ_DIRE_Eventos_da_Manha_da_Abertura_da_Semana_Luiz_de_Queiroz_0282
O reitor Marco Antonio Zago participou do momento em que o diretor da Esalq (segundo da esquerda para a direita) recebeu e assinou o documento entregue pelo Ministério Público, através do promotores Maria Cristina Marton Corrêa Seifarth de Freitas e Aluísio Antonio Maciel (à direita)

Na parte da tarde, o secretário Arnaldo Jardim ainda participou de reunião com lideranças da Esalq e recebeu, em nome da Secretaria de Agricultura, o artigo “Eficiência do uso da água”. E, depois, aconteceram a cerimônia de premiação do “Desafio Água” e a abertura da exposição com os trabalhos vencedores nas categorias frases, fotos e projetos.

Outros dias

A programação da 58ª Semana Luiz de Queiroz continuou com a visita, no dia 7, da secretária Estadual adjunta do Meio Ambiente, Cristina Azevedo, que participou de apresentações relacionadas ao tema da pasta. No mesmo dia, aconteceu o Business Day e um encontro sobre extensão universitária.

No dia seguinte, 8 de outubro, a Esalq recebeu o 6º Encontro Bunkyo Rural e o 5º Seminário Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água da Esalq (Gepura) – que faz parte dos eventos comemorativos dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, no qual houve a presença do secretário Estadual de Energia, João Carlos de Souza Meirelles.

No dia 9, foi realizada a celebração dos 20 anos do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica Aplicada à Pesquisa e a realização do 5º Seminário de Agricultura de Precisão e minicursos. No sábado, dia 10, a reunião de congraçamento dos ex-alunos da Escola e a comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo marcou o encerramento da Semana.

(Fotos: Gerhard Waller (USP/Esalq – Acom)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.