Reitor da Universidade de Salamanca visita a USP

16/07/2008 - Publicado há 16 anos

(Foto: Ernani Coimbra)(Da esq. p/ dir.) Luis Cabañas, gerente de Relacionamento das Univesidades Estaduais do Santander Universidades; Alberto Carlos Amadio, chefe de Gabinete da Reitora; Fernando Dias Menezes de Almeida, representante da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt); José Ramon Alonso, reitor da Univesidade de Salamanca; Franco Maria Lajolo, vice-reitor em exercício da USP e José Gomés, vice-reitor de Professorado da Universidade de Salamanca.

O vice-reitor em exercício, Franco Maria Lajolo, recebeu a visita do reitor da Univesidade de Salamanca, José Ramon Alonso; do vice-reitor de Professorado, José Gomés e do gerente de Relacionamento das Univesidades Estaduais do Santander Universidades, Luis Cabañas, hoje (16/07), no Salão de Atos da Reitoria. Também participaram da reunião, o chefe de Gabinete da Reitora, Alberto Carlos Amadio e o representante da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), Fernando Dias Menezes de Almeida.O reitor da Universidade de Salamanca, José Ramon Alonso, afirmou que existe um interesse muito grande em estreitar relações com a Universidade de São Paulo, pois possui as melhores referências sobre a USP e que deseja colocaborar com a instituição no campo da pesquisa científica". Aproveitando a oportunidade, convidou a Universidade de São Paulo para participar do Centro de Estudos Brasileiros, que foi criado em novembro, do ano passado, na Universidade de Salamanca. "Temos uma relação muito próxima com a América do Sul, tanto que temos dois centros de pesquisa, um em Bogotá (Colômbia) e outro em Buenos Aires (Argentina). O reitor, da instituição acadêmica espanhola, ainda comentou a iniciativa da criação da Escola Internacional de Jovens Pesquisadores.Franco Maria Lajolo, vice-reitor em exercício, informou que a USP tem muito interesse em realizar projetos com a Univerisidade de Salamanca e que ficou entusiasmado com as possibilidades apresentadas, pois elas sintonizam com a proposta, da gestão atual da reitora Suely Vilela, de internacionalização da Universidade de São Paulo.No período da tarde, às 17 horas, no Auditório do Parque Ibirapuera, as Universidades assinarão dois convênios. A solenidade faz parte do evento “Programa de difusão do idioma espanhol no Brasil”, realizado pelo Universia Brasil e a Junta de Castilla y León.