Rádio USP comenta livros do vestibular da FUVEST

 28/08/2009 - Publicado há 15 anos
Por

O programa Sala de Leitura, veiculado pela Rádio USP FM, vai apresentar durante o mês de setembro uma programação especial sobre os nove livros indicados como leitura obrigatória para o vestibular da FUVEST 2010. Idealizada pelos professores Plinio Martins Filho e

José de Paula Ramos Jr, do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA), a série terá a participação de vários especialistas nas obras escolhidas pela FUVEST.

 

“Essa programação especial tem um forte sentido de prestar serviço ao candidato que quer entrar na USP”, assegura o professor de Literatura e Edição de Textos,

José de Paula , que também está produzindo a série radiofônica. “O objetivo não é o de passar aos ouvintes resumos das obras escolhidas, mas explicar as razões que as fazem ser reconhecidas como atuais e importantes em nossos dias”.

 

O programa Sala de Leitura é produzido e apresentado pelo jornalista e radialista Jorge Vasconcellos, e conta com o apoio da Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP. Segundo o Professor da ECA e presidente da EDUSP, Plinio Martins Filho, o objetivo maior do programa é incentivar a leitura entre os ouvintes, já que “o livro é o melhor elemento para a formação cultural de um indivíduo”.

 

Sala de Leitura, com cinco minutos de duração, vai ao ar, originalmente, às terças e quintas, às 9h30, 16h30 e 21h30, com reapresentação aos sábados e domingos, às 9h20 e 18h20, pela Rádio USP FM 93,7 MHz.

 

Programação 

01/09 – As cidades e as serras, de Eça de Queirós, por José Luiz Fiorin;

03/09 – Antologia poética de Vinicius de Moraes, por Antonio Medina Rodrigues;

08/09 – Dom Casmurro, de Machado de Assis, por Paulo Franchetti;

10/09 – Capitães da areia, de Jorge Amado, por

José de Paula Ramos Jr.;

15/09 – Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, por Antonio Dimas;

17/09 – Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, por Benjamin Abdalla Jr;

22/09 – O cortiço, de Aluísio Azevedo, por Samira Youssef Campedelli;

24/09 – Iracema, de José de Alencar, por Paulo Franchetti;

29/09 – Vidas secas, de Graciliano Ramos, por

José de Paula Ramos Jr.

(Com informações da Agência USP de Notícias)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.