Aluno de escola pública pode receber bônus de até 15% no vestibular

O Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) pode proporcionar bônus de até 15% na nota do vestibular aos estudantes que estejam matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas.

05/07/2011 - Publicado há 13 anos

Além do aumento do bônus, que pode ser até 15%, a participação foi estendida aos alunos do 2º ano do ensino médio. Os alunos recebem os bônus ao prestarem a prova da primeira fase da Fuvest, sem a necessidade de fazer uma outra prova especificamente do Pasusp

Estão abertas até o dia 24 de agosto as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), que poderá conceder bônus de até 15% aos estudantes de escolas públicas brasileiras, conforme o desempenho na prova da Fuvest.

O Pasusp, uma das mais importantes ações do Inclusp – que reúne iniciativas da Universidade para ampliar o acesso e a permanência do estudante de escola pública – pode proporcionar bônus de até 15% aos estudantes que cursaram o ensino fundamental em escola pública e que estejam matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio também em escola pública.

Neste ano, além do aumento do bônus, que antes era até 12% e hoje pode ser de até 15%, a participação no Pasusp foi estendida aos alunos do 2º ano do ensino médio. Outra novidade é que o bônus será concedido a partir dos pontos obtidos na prova da primeira fase da Fuvest e os alunos não precisarão fazer uma outra prova especificamente do Pasusp, como ocorria até o ano passado. Do total dos 15% de bônus, até 5% são para os alunos do 2º ano, que acumularão esse bônus para o ano seguinte, e até 10% para os do 3º ano.

Para os alunos do 2º ano, apenas se inscrevendo no vestibular e fazendo a prova, estes receberão 2% de bônus. Se alcançarem 40 dos 90 pontos possíveis na prova, recebem os 5% de bônus integralmente e carregam esses bônus para o ano seguinte, quando prestarem o vestibular. Quando esse aluno estiver no 3º ano, o teto da bonificação é de 10%, de acordo com o número de pontos alcançados na primeira fase.

Como o novo sistema será implantado neste ano, somente para este vestibular, na prova da primeira fase, os estudantes do 3º ano poderão obter até 15% de bonificação. Essa bonificação será concedida de acordo com o número de questões acertadas, com o mínimo de 22 pontos  (nota mínima para passar para a segunda fase) e o máximo de 60 pontos para obter os 15% integralmente.

Para quem já terminou o ensino médio ou para quem ainda está no ensino médio, mas não fez o ensino fundamental integralmente em escola pública, ou seja, não fará parte do Pasusp, a bonificação no vestibular poderá ser de até 8% – a partir de 22 pontos obtidos, esses estudantes receberão 4%, podendo atingir 8% se fizeram 60 pontos na primeira fase da Fuvest.

A inscrição no Pasusp é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no site da Fuvest, no qual é preciso cadastrar-se como usuário da Fuvest e preencher um formulário. Após a inscrição e envio da documentação solicitada pelo sistema, é necessário que o aluno faça inscrição no vestibular da Fuvest, também gratuitamente, de 26 de agosto a 9 de setembro pelo mesmo site.

Nesta edição, o programa também contará com a parceria da Secretaria Estadual de Educação para ampliar a divulgação junto às escolas e alunos da rede estadual.

Mais informações e estatísticas sobre o programa podem ser encontradas na página do Pasusp.