Professor lança livro sobre marketing

A obra serve de guia e manual de consulta para a elaboração de um planejamento estratégico de marketing e comunicação bem sucedido

 08/03/2007 - Publicado há 17 anos
Por

De autoria do professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Mitsuru Yanaze, o livro “Gestão de Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações” conta com mais de 520 páginas de conceitos e teorias ilustrados por meio de 50 “cases” brasileiros. De forma didática e simples, o livro serve de guia e manual de consulta para a elaboração de um planejamento estratégico de marketing  e comunicação bem sucedido. 

O livro está dividido em 10 partes entre 30 capítulos. Nessas divisões, o leitor encontrará os principais conceitos e objetivos de marketing, a gestão sistêmica do planejamento em ambientes mercadológicos complexos, os sistemas de informações com modelos de análises e avaliações, Lei e a Ética em marketing, entre outros temas relevantes e especializações do marketing (social, esportivo, cultural, político etc). Ao final, a publicação traz um fluxograma para a elaboração do planejamento estratégico. 

Os leitores terão a oportunidade de ampliar a percepção dos conceitos de marketing como uma filosofia que deve permear por todos os funcionários e áreas de uma organização. Segundo o professor, a palavra marketing sofre deturpações quanto à sua abrangência e importância. “Por isso, a proposta do livro é mostrar a importância do Marketing como Gestão Estratégica”, completa o professor. 

Os usos indevidos do termo nas áreas de vendas, esporte e cultura são abordados no livro. Os termos adequados e a evolução do conceito são tratados de forma analítica também, com capítulos dedicados ao Marketing Social, Cultural, Ambiental, Esportivo, Político e Editorial. 

Temas como a análise de retorno de investimentos em comunicação também são destaques na publicação, tendo em vista as dificuldades – muitas vezes – de mensurar os resultados. Em um capítulo voltado apenas para a medição do retorno de investimentos, o livro aborda de forma didática os conceitos da administração financeira para auxiliar na elaboração de um plano com argumentos mensuráveis quanto aos benefícios e resultados alcançados nos valores investidos em comunicação e marketing. 

Lançado pela Editora Saraiva, o livro “Gestão de Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações” terá uma sessão de autógrafos no dia 3 de abril, terça-feira, na Saraiva MegaStore do Shopping Morumbi. O horário do evento será das 17h às 22h, com um programa de palestras gratuitas de alguns dos colaboradores do livro.

Mais informações podem ser obtidas com Carolina Denardi, através dos telefones (11) 4521 4689/ 9969 6761 ou Daniela Reis, através do número (11) 7151-2213.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.