Pós-Graduação divulga resultado de seleção para pesquisadores do exterior

Foram selecionados 15 docentes para desenvolver atividades acadêmicas na USP.

31/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 15:29

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  divulgaram, no dia 31 de março, o resultado do edital para a seleção de 15 docentes de Instituições de qualquer parte do mundo para desenvolver atividades acadêmicas na USP.

O edital, que teve mais de 250 inscritos, faz parte do acordo de cooperação técnica e científica assinado entre a Universidade e a Capes.

A parceria tem por objetivo a inserção na USP de pesquisadores ou professores visitantes do exterior, em todas as áreas do conhecimento, com o intuito de estimular a execução de projetos de pesquisa e a produção de pesquisa científica e tecnológica de alto nível da Universidade, além de incentivar o fortalecimento e a ampliação das ações de pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado).

“Os jovens professores, junto com os estudantes, são a força criativa que traz inovação e provoca mudanças no ensino superior”, destacou o reitor, em recente entrevista concedida à Revista Veja, ao comentar o projeto. Sobre o grande número de inscritos, Zago destacou que “a USP ainda atrai muito interesse”.

As bolsas, custeadas pela Capes, terão vigência de até trinta meses. Entre os itens financiáveis estão bolsa de estudo e pesquisa, no valor de R$ 8.905,42; passagem aérea internacional, em classe econômica; auxílio-instalação proporcional ao período de permanência; e recurso de custeio para desenvolvimento do projeto no valor de R$ 10 mil por ano.

Conforme consta do documento assinado entre as duas Instituições, ao final da vigência das bolsas, a USP se compromete a abrir vagas nas respectivas áreas de atuação dos bolsistas junto aos Departamentos das Unidades contempladas com os pesquisadores, possibilitando sua absorção como docentes da Universidade.