Pós-Graduação abre inscrições para o Prêmio Tese Destaque

Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para o “Prêmio Tese Destaque USP” da Pró-Reitoria de Pós-Graduação

28/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/05/2017 as 15:00

Estão abertas, até o dia 15 de junho, as inscrições para o “Prêmio Tese Destaque USP”, concedido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade, que visa reconhecer e premiar as teses de Doutorado de destaque defendidas nos Programas da USP, em todas as áreas do conhecimento.

São elegíveis as teses defendidas entre 1º/01/2015 e 31/12/2016 em cada uma das nove áreas – Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Apicadas, Engenharias, Letras, Linguística e Artes e Multidisciplinar.

O autor da “Tese Destaque USP” receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil e o orientador, de até R$ 5 mil. Também serão concedidas duas menções honrosas.

Os trabalhos serão avaliados por nove comissões julgadoras indicadas pela Pró-Reitoria, levando-se em conta critérios como originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e valor agregado ao sistema educacional. O resultado será divulgado no dia 4 de setembro e a cerimônia oficial de premiação será realizada no dia 28 do mesmo mês.

Atualmente, a Universidade oferece mais de 220 programas de Pós-Graduação que contam com quase 30 mil alunos, dos quais 13.600 de Doutorado. Em 2016, foram outorgados 2.900 títulos, o que representou mais de 40% das teses defendidas no Estado de São Paulo.

O Núcleo de Divulgação Científica da USP gravou uma série de entrevistas com os ganhadores do Prêmio em 2016. Clique aqui e assista aos vídeos.

O “Prêmio Tese Destaque USP” foi entregue pela primeira vez em 2011 para celebrar os 100 mil títulos da PósGraduação da Universidade e como uma forma de reconhecer a qualidade de seus alunos. Naquele ano, foram distribuídos trinta prêmios. Devido ao sucesso da iniciativa, o prêmio foi institucionalizado através da Resolução CoPGr 6423, de 27 de setembro de 2012.

Mais informações sobre as inscrições para o Prêmio podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria.