Pró-Reitoria de Graduação lança curso sobre pedagogia universitária

Público-alvo são os membros das Comissões de Coordenação de Curso e dos Grupos de Apoio Pedagógico das Unidades

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

No dia 13 de abril, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) promoverá o lançamento do curso “Pedagogia Universitária”, que tem como público-alvo os membros das Comissões de Coordenação de Curso e dos Grupos de Apoio Pedagógico das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP. O objetivo é efetivar o papel da pedagogia no ensino superior e compreender, renovar e valorizar seu lugar nas práticas de coordenação pedagógica e de atuação docente nos contextos institucionais. 

O curso, com carga horária mensal de vinte horas/aula (quatro horas/aula em regime presencial e 16 horas a distância), será ministrado pela professora Léa das Graças Camargos Anastasiou, pedagoga formada pela USP, com pós-doutorado em profissionalização continuada do docente universitário. Dentre os tópicos a serem abordados nas aulas, incluem-se diretrizes curriculares, projeto político pedagógico, reorganização de currículo, programas de aprendizagem, autonomia do estudante, avaliação, identidade docente, entre outros. 

As aulas, realizadas no Instituto de Física uma vez por mês (às quintas-feiras à tarde ou às sextas-feiras de manhã), terão início no dia 26 de abril. O curso tem a duração de um ano e os participantes receberão certificado. No total, são oferecidas 120 vagas — 60 para os membros das Comissões de Coordenação de Curso e 60 para os Grupos de Apoio Pedagógico. As inscrições podem ser feitas através do site naeg.prg.usp.br/gap 

A coordenação geral da atividade é do Grupo de Apoio Pedagógico Central, sob a supervisão da professora Yassuko Iamamoto, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. 

A cerimônia de lançamento do curso será realizada na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, às 14h. 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail