Graduação cria disciplina dedicada à prática esportiva

28/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 15:27

A nova disciplina oferece atividades teóricas e práticas para todos os alunos de Graduação da Universidade, em todos os seus campi.

A inserção do esporte como uma ferramenta do ensino de Graduação tem sido uma das principais diretrizes da Universidade. Com esse objetivo, a Pró-Reitoria de Graduação lançou, neste semestre, a disciplina “PRG-0001 – Esporte na Graduação: da Teoria à Prática”. São oferecidos dois créditos pela conclusão das 60 horas/aula.

20170316_-00_Esporte_PRG
A aula inaugural da disciplina foi realizada no dia 15 de março, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), e contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, e de professores envolvidos na iniciativa

Vinculada diretamente à Pró-Reitoria, a disciplina não tem pré-requisitos e é oferecida a alunos de todos os cursos de Graduação da USP. O programa é dividido em atividades teóricas e práticas, pensadas para ajudar os estudantes a organizar melhor os exercícios físicos que realizam e fornecer informações úteis sobre a prática esportiva. Os alunos têm liberdade para criar e gerenciar sua própria grade de estudos.

Como explica o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, a intenção da disciplina não é formar um atleta, mas promover a atividade física no âmbito universitário, diversificar a formação acadêmico-profissional dos alunos e estimular a sua integração. “Um aluno que está bem fisicamente, está bem mentalmente, e tem um potencial de aprendizado muito maior do que um aluno que está sedentário”, afirma Hernandes.

A base teórica da disciplina é ministrada virtualmente, por meio do Portal e-Aulas, com videoaulas que abordam temas como o benefício do exercício físico no sistema cardiovascular, prevenção de doenças crônicas inflamatórias e aspectos odontológicos aplicados ao exercício. Já a base prática é oferecida de forma presencial nos centros de práticas esportivas dos campi, com aulas práticas de experimentação de diversas modalidades esportivas, workshops e integração teórico-prática, na qual os alunos têm a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e obter outras orientações com monitores e tutores. As turmas estão divididas em três períodos (manhã, horário do almoço e tarde), definidos pelo aluno no momento da matrícula.

PRG-0001

Com o propósito de estimular a integração entre alunos da Universidade e desenvolver a cultura da prática regular de exercícios físicos, a Pró-Reitoria de Graduação lançou em 2015 a disciplina optativa “Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva”, vinculada à Escola de Educação Física e Esportes (EEFE).

A iniciativa teve grande aceitação por parte dos alunos, preenchendo as 500 vagas oferecidas no primeiro semestre de 2016. Diante do resultado positivo, a Comissão de Apoio ao Esporte no Ensino de Graduação (CAEG) da Pró-Reitoria reformulou e ampliou a oferta de vagas da disciplina, oferecida em parceria com os centros esportivos dos campi.

Em 2017, a disciplina passou a ser vinculada diretamente à PRG e o número de vagas foi ampliado para 5 mil. Nesse primeiro semestre de 2017, mais de 3 mil alunos se matricularam na disciplina.

Assista à videoaula de apresentação, ministrada pelo professor Julio Cerca Serrão:

(Foto: Marcos Santos / USP Imagens)