Prêmio Nobel de Física apresenta palestra em São Paulo e em São Carlos

 09/01/2009 - Publicado há 15 anos
Por

Vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1997, o físico norte-americano William D. Phillips chega ao Brasil para ministrar aulas abertas ao público nos campi de São Carlos e de São Paulo, respectivamente, nos dias 14 e 16 de janeiro. A vinda de Phillips e de outros cientistas importantes ao país faz parte dos eventos que comemoram os 75 anos da Universidade de São Paulo.

 

“As aulas do Dr. Phillips são performáticas, sem abrir mão da correta informação científica”, diz o professor titular do Instituto de Física de São Carlos, Vanderlei Salvador Bagnato. Essas aulas-show abordam, por meio de linguagem bastante acessível, as idéias de Albert Einstein e diversos conceitos científicos.

As apresentações de William Phillips vão ocorrer no Anfiteatro Professor Sergio Mascarenhas, do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) do Instituto de Física de São Carlos, dia 14, às 16h, e em São Paulo no Instituto de Física da Cidade Universitária, dia 16, às 14h. As performances do cientista norte-americano terão recursos audiovisuais, demonstrações e tradução simultânea.

Exclusivamente em São Carlos, a apresentação do físico William D. Phillips está inscrita na Semana Especial de Seminários, organizada pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos. Veja abaixo a programação completa da Semana Especial de Seminários, que conta com a participação de outros notáveis cientistas internacionais.

Segunda-feira, 13 de janeiro, às 13h

William Phillips (National Institute of Standards

Technology): Spinning atoms with light: a new twist on coherent de Broglie wave optics – Local: Sala de Seminários do Grupo de Óptica

Terça-feira, 14 de janeiro, às 10h

C. Salomon (École Normale Supérieure, French): Atomic Clocks – Local: Sala de Seminários do Grupo de Óptica

Terça-feira, 14 de janeiro, às 16h

Aula Pública do Prêmio Nobel: W. Phillips (National Institute of Standards

Technology) – Local: Anfiteatro Professor Sergio Mascarenhas – IFSC 

Quarta-feira, 15 de janeiro, às 10h

M. Modugno (LENS – European Laboratory for Non-Linear Spectroscopy –

University of Florence): Anderson Localization of a non-interacting BEC in a quasiperiodic potential – Local: Sala de Seminários do Grupo de Óptica

Quarta-feira, 15 de janeiro, às 16h

G. Roati (LENS – European Laboratory for Non-Linear Spectroscopy –

University of

Florence): Interferometric measurement of dipolar interaction with a Bose-Einstein Condensate – Local: Sala de Seminários do Grupo de Óptica

Quinta-feira, 16 de janeiro, às 10h

C. Salomon (École Normale Supérieure, French): Fermionic Quantum Gases  – Local: Sala de Seminários do Grupo de Óptica


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.