Prêmio Capes de Tese 2012 premia sete trabalhos da Universidade

11/12/2012 - Publicado há 11 anos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2012. Promovido pela Capes, em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Fundação Carlos Chagas (FCC), o Prêmio selecionou as melhores teses defendidas em 2011, uma em cada área de conhecimento. A USP ficou com 7 dos 44 prêmios concedidos, além de receber 21 menções honrosas.

Os autores das teses receberão certificado de premiação, medalha e bolsa de pós-doutorado no país por um ano. Já os orientadores receberão certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso realizado no país. A Fundação Carlos Chagas concederá prêmio adicional no valor de R$ 50 mil para os autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e de Ensino, sendo R$15 mil para cada uma das melhores teses nas áreas de Educação e de Ensino e R$5 mil para cada uma das duas menções honrosas das áreas de Educação e de Ensino.

Como acontece em todos os anos, três cientistas foram escolhidos para representar as grandes áreas de conhecimento. Nesta edição, os homenageados são Carlos Ribeiro Diniz, na área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Milton Santos, na área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Carolina Martuscelli  Bori, na área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 13 de dezembro, na sede da Capes, em Brasília.

Confira, a seguir, a relação das teses premiadas da USP.

[table id=33 /]

(Foto: Francisco Emolo)