Mostra de Destaques do 23º Siicusp acontece no dia 26 de outubro

No dia 26 de outubro, os melhores trabalhos científicos e tecnológicos realizados por alunos de Graduação da USP e de outras universidades brasileiras serão apresentados na Mostra de Destaques do 23º Siicusp.

22/10/2015 - Publicado há 9 anos

Os melhores trabalhos científicos e tecnológicos realizados por alunos de Graduação serão apresentados na Mostra.

A Mostra de Destaques é a segunda etapa do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp), realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) com o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de Graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

Durante a exposição, serão escolhidos seis trabalhos a serem indicados pela Universidade para concorrer ao 13º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também serão selecionados os projetos que receberão menção honrosa.

Além da apresentação dos 500 melhores projetos de pesquisa, dois painéis de discussão serão realizados durante o evento. O painel “Trajetórias em Ciências” terá a participação do professor de Fisiologia Vegetal do Instituto de Biociências (IB), Marcos Buckeridge; da professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Beatriz Barbuy; do professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Fernando Limongi; e do professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Hamilton Varela (mediador).

Para o segundo painel, “Trajetórias em Tecnologia”, foram convidados representantes de duas empresas criadas por alunos da USP: a Genera, que atua na área laboratorial, oferecendo testes diferenciados de biologia molecular; e a Itatijuca, uma empresa da área de tecnologia baseada em biotecnologia e química verde. O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Ary Plonski, será o mediador.

Primeira fase do 23º Siicusp

Em 2015, a primeira fase do Siicusp aconteceu entre os meses de agosto e outubro, com a apresentação dos trabalhos de iniciação científica realizados em cada Unidade. Ao todo, foram inscritos 3.500 trabalhos, dos quais 500 foram selecionados para serem apresentados na Mostra de Destaques.

O Siicusp é considerado um dos principais eventos de produção científica universitária do Brasil, no qual participam alunos e professores de todas as Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, além de estudantes de instituições públicas e privadas do Brasil e também do exterior.

A Mostra de Destaques do 23º Siicusp acontecerá no dia 26 de outubro, das 9h às 18h, no Auditório Ariosto Mila da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), localizado na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia. Mais informações na página do evento.