MAC encerra no fim do mês as atividades programadas para o ano da França no Brasil

 21/01/2010 - Publicado há 14 anos
Por

Termina dia 31 de janeiro o período de visitação de duas exposições do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP,  A França no MAC e Um Mundo Sem Medidas, expostas na Unidade da Cidade Universitária, e que encerram as atividades programadas do MAC USP para o Ano da França no Brasil. A primeira exposição, à mostra desde março de 2009, apresenta obras do acervo do MAC de artistas franceses ou que conviveram em Paris, e por isso, tiveram o reflexo da Escola de Paris em suas produções. Na Cidade Universitária estão 37 pinturas e esculturas, como André Masson, Georges Braque, Henri Matisse, Cesar Baldaccini, Kandisky, Chagall, Picasso e Fernand Léger.


                               

Pablo Picasso Figuras, 1945 

obra exposta em    A França no MAC       

                          

Em Um Mundo Sem Medidas, a curadora e crítica de arte francesa, Valéria Marchi, se baseou no clássico livro Alice no País das Maravilhas, do escritor britânico Lewis Carrol, no qual conta a história da menina do título que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares. A partir desta inspiração, a curadora selecionou 53 obras de 11 artistas franceses em que jogos de escala, incongruências e pontos de vista inusitados questionam o real e o imaginário, que está aberta ao público desde novembro. Escolheu fotografias, pinturas, desenhos, esculturas e projeções de artistas contemporâneos franceses, como Agnès Accorsi, Simone Decker, Jeremy Dickinson, Jean-François Fourtou, Bertrand Gadenne, Gilbert Garcin, Mireille Loup, Françoise Pétrovich, Philippe Ramette, Samuel Rousseau e Gabriela Vanga.

Jean-François FourtouSem titulo, 2007Fotografia

em coresGalerie JGM , Paris 

Nesta obra, a percepção de adulto encontra-se perturbada. 

Para a curadora, a mostra convida o visitante “a perder-se no espaço expositivo, onde as coisas seriam o que não são” devido às dimensões e jogos de escalas das obras.O horário de funcionamento do Museu é de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16 h. A entrada é gratuita.  O MAC USP da Cidade Universitária está localizado à Rua da Reitoria, 160. Mais informações pelo telefone: 11- 3091 3039/ 3328


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.