Livro reúne contribuições da USP ao longo de seus mais de 80 anos

Lançado pela Edusp no final do ano passado, o livro USP 80 Anos é o resultado de uma profunda reflexão sobre a missão da Universidade, sua contribuição e seu papel para o futuro do país.

22/01/2016 - Publicado há 8 anos

Lançado no final do ano passado, o livro USP 80 Anos é o resultado de uma profunda reflexão sobre a missão da Universidade – que comemora mais um aniversário no próximo dia 25 de janeiro -, sua contribuição nessas mais de oito décadas de existência e seu papel para o desenvolvimento não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil.

USP 80 AnosCO livro reúne 52 depoimentos de representantes das 42 Unidades de Ensino e Pesquisa, dos quatro Museus e dos seis Institutos Especializados da USP, organizados pelo ex-reitor e presidente da Comissão dos 80 anos, José Goldemberg. A proposta era que, durante as comemorações, cada Unidade pensasse na sua contribuição para o cumprimento da missão da Universidade. O livro é fruto dessa reflexão e pretende ser um instrumento analítico e propositivo sobre a instituição.

Goldemberg também assina o texto de introdução “USP 80 Anos: Contribuições para Ciência e Políticas Públicas”, em que faz uma análise crítica sobre a história da instituição, sua produção científica e sua importância em relação a outras universidades. “No seu desenvolvimento, a USP ganhou vida própria, seguindo um caminho diferente daquele que, possivelmente, teriam imaginado os seus fundadores. A Universidade ocupou um papel diferenciador, fundamental para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil”, explicou.

O reitor Marco Antonio Zago destaca, no texto de apresentação, que a obra, “ao mesmo tempo que possibilita um balanço das realizações, deve servir também como ocasião para uma visão prospectiva sobre o futuro imediato e no prazo mais longo. Mudanças recentes e outras em curso permitem que a Universidade de São Paulo se renove rumo à consecução, cada vez mais plena, dos objetivos de seus fundadores. Para tal, conta com o seu maior patrimônio, que são os milhares de pessoas – docentes, servidores técnicos e administrativos e alunos – que nela trabalham diuturnamente, oferecendo o melhor de seus esforços”.

Editado pela Edusp, “USP 80 Anos” pode ser adquirido nas livrarias da editora ou em sua página na internet.