Jornal da USP ganha prêmio de melhor veículo de divulgação cultural

O Jornal da USP ganhou o Prêmio Antônio Bento, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), destinado ao melhor trabalho de divulgação cultural na mídia no decorrer de 2008.

09/03/2009 - Publicado há 15 anos

A ABCA premia, em dez categorias, profissionais e instituições que contribuíram para a cultura nacional. Foi fundada em 1949 e representa, no Brasil, a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), vinculada à Unesco.

Este prêmio destaca o trabalho do Jornal da USP em 2008, que publicou matérias sobre a programação do Centenário da Imigração Japonesa, abriu espaço para o lançamento de livros de arte de diversas editoras e esteve presente nos espaços culturais de toda a cidade, acompanhando debates, conversas com artistas e homenagens.

Segundo Leila Kiyomura, autora das matérias que participaram da seleção para o prêmio, o Jornal da USP tem um diferencial na divulgação das artes e cultura em geral: “Ele empenha-se em cumprir as metas da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. E, além de divulgar e documentar, suas matérias entram nas salas de aula, sendo uma referência para as pesquisas dos alunos e levam para toda a sociedade os caminhos da arte brasileira”.

O Jornal da USP foi criado em junho de 1985, tem publicação semanal, com tiragem de 20 mil exemplares, distribuído nos sete campi da USP e veiculado na internet através do endereço www.usp.br/jorusp.

Ele acompanha de perto o dia-a-dia da Universidade, mostra à sociedade as produções científicas e culturais originadas em seus campi e traz grandes debates sobre as questões contemporâneas, com um tratamento alternativo em relação à cobertura da grande imprensa brasileira.

A cerimônia de entrega do Prêmio ABCA 2008 será realizada no dia 16 de abril, no auditório do SESC Paulista. na Avenida Paulista, 119.