Instituto de Física promove ciclo de palestras

As palestras são apresentadas, em linguagem acessível, por professores e pesquisadores da Unidade

17/04/2007 - Publicado há 17 anos

O Instituto de Física da USP está promovendo o programa "Física para Todos", um ciclo de palestras voltado ao público em geral, apresentadas, em linguagem acessível, por professores e pesquisadores do Instituto. As palestras tratam dos aspectos físicos de temas contemporâneos que dizem respeito à vida dos cidadãos e sua visão de mundo e estão sendo proferidas em três locais diferentes: a Estação Ciência, o Museu Paulista e o Centro Cultural São Paulo.

São sete diferentes palestras, abordando tópicos como aspectos físicos das moléculas da vida, a energia e a tecnologia nucleares, seus usos na sociedade e sua relação com o poder das nações, o desenvolvimento sustentável a partir da perspectiva das ciências físicas, a origem e os constituintes do Universo, a supercondutividade e suas aplicações como o celular e o trem que levita, os raios X como conhecimento básico da física e suas aplicações na medicina e na nanotecnologia.

Na Estação Ciência, na zona oeste de São Paulo, as palestras ocorrem uma vez por mês, aos sábados, às 15h, e tiveram início no dia 14 de abril. No Museu Paulista, no sudeste da cidade, as palestras também ocorrem uma vez por mês, às 14h, às terças-feiras neste primeiro semestre do ano e, às quintas-feiras, a partir do segundo semestre, com início no dia 17 de abril.  No Centro Cultural São Paulo, na zona sul da cidade, as palestras serão aos sábados, às 14h30, com início em 11 de agosto.

Os calendários, endereços dos locais das palestras, palestrantes, nomes das palestras e seus resumos estão disponíveis no site http://www.if.usp.br/cultext/ce_fisica_todos.shtml